Leilão de objetos de Pelé arrecada 5 milhões de dólares

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 09/06/2016 às 17:24
pelé FOTO:

Um montante de 5 milhões de dólares foi o valor arrecadado no leilão de 2.000 objetos da vida de Pelé, que ocorreu durante três dias em Londres, até esta quinta-feira. O valor arrecadado  com a venda de 100% dos lotes foi maior do que o previsto,  segundo a casa Julien's. Parte não especificada do valor será destinada pelo rei do futebol para o hospital pediátrico Pequeno Príncipe, de Curitiba. "Conversei muito com a minha família, meus amigos, se trata de 'fazer algo de bom pelos pobres. Se puder ajudar as pessoas que ajudam as crianças, está bom. É a razão pela qual faço isto", sentenciou Pelé.

A cópia da taça Jules Rimes que a FIFA entregou a Pelé quando se tornou o primeiro - e até agora único - a ganhar três Mundiais foi o objeto vendido mais valioso ao atingir 570.000 dólares.O troféu foi adquirido pela casa de relógios suíça Hublot.O segundo objeto mais valioso foi a medalha que Pelé ganhou na Copa do Mundo no México, em 1970, a mais lembrada por seus fãs das três que ganhou, e que foi arrematada por 500.000 dólares. A medalha da Suécia, em 1958, foi vendida por 290.000 dólares e a do Chile, em 1962, por 204.000.

O par de chuteiras que usou no filme "Escape to Victory" ("Escapada para a Vitória"), onde dividiu cena com Michael Caine, Sylvester Stallone e o jogador Bobby Moore, alcançou os 14.500 dólares. A bola com que marcou seu milésimo gol em 1969 no Maracanã, jogando pelo Santos, foi vendida por 117.000 dólares.

"Tendo doado uma parte significativa da minha coleção para a cidade de Santos, decidi permitir aos fãs e colecionadores possuir também uma parte da minha história", disse Pelé em um comunicado da casa Julien's. "Espero que guardem esses objetos e compartilhem minha história com seus filhos e com as próximas gerações", afirmou.

Em declarações à AFP na semana passada, na apresentação do leilão em Londres, Pelé explicou: "todos esses objetos estarão sempre comigo no meu coração. Poderia ficar com tudo isso em casa, mas não ajudaria ninguém", declarou.Outros objetos destacados da venda foram sua camiseta do Cosmos, de Nova York, - o lendário clube que conseguiu recrutar outras estrelas como Franz Beckenbauer e Johan Cruyff quando terminaram suas carreiras - e o anel de campeão da liga americana de 1977.

Também estavam lá camisetas e chuteiras do Santos e da Seleção Brasileira, seu troféu de jogador do século da FIFA, e de esportista do século que foi concedido pelo jornal francês L'Equipe e a tocha com a qual completou o revezamento dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Seus antigos passaportes, relógios, abotoadura, seu boletim escolar, e inclusive suas credenciais quando chamado para os Jogos Olímpicos ou Copas do Mundo, são alguns dos objetos a preços mais acessíveis.

Últimas notícias