Suzana Azevedo abre seu baú de memórias em mostra

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 17/05/2016 às 10:46
RB160516025 FOTO:

A artista plástica Suzana Azevedo inaugura a exposição Sala de (Re)Tratos, na galeria Arte Plural, nesta  terça-feira, (17/05) na Arte Plural Galeria. A artista realiza um passeio emocionado por objetos de família ou representações desses objetos, transformando lembranças em arte sob curadoria da jornalista, editora assistente do caderno de Cultura do Jornal do Commercio, Flávia de Gusmão . A mostra fica aberta ao público de 18 de maio a 9 de julho, com entrada franca.

suzana 2

A memória, a passagem do tempo e a ideia de descarte são matérias-primas caras a Suzana. Ela diz ter necessidade de explicar que não existe um “fora” e um “dentro”. “Quando dizemos ‘vou colocar isso fora’, isso não existe. Tudo está dentro do planeta. Onde está o fora?”, indaga a artista. A partir disso, ela gravou alguns desses guardados de família em papéis descartados e, assim, nos remete ao uso que fazemos das nossas memórias.

Alguns desses guardados – como camisolas, timões de família e as caixas onde se guardavam armas – sofreram intervenções: foram envolvidos com acrílico ou receberam gravuras. “Há alguns anos questiono o significado desses objetos. O que eles eram para seus donos? O que eles são hoje? ”, pergunta Suzana.

suzana

Para  Flávia de Gusmão, uma peça como a camisola da avó envolvida no acrílico traz consigo “os rituais simbólicos de ruptura, física, social, emocional, guardados sob a forma daquele troféu. Um objeto carregado de ressonância, que será ressignificado pelas mãos e olhar da artista”. Ideia perfeitamente extensível a toda mostra.

 

Últimas notícias