20º Cine PE mostrou últimos competidores desta edição do festival neste sábado (7)

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 08/05/2016 às 9:23
26207704814_9e1107abc7_z FOTO:

Neste sábado (7), o Cine PE apresentou seus últimos competidores da 20ª edição da mostra, que acontece no Cinema São Luiz. O diretor Rodrigo Grota estreou “Leste Oeste”, seu primeiro longa-metragem. Ambientado em Londrina nos dias atuais, o filme mostra a história de Pedro, um piloto de testes de 16 anos que sonha em ser piloto profissional.

“A inspiração para essa história veio do cinema americano dos anos 70, mais narrativo, de nomes como Monte Hellman”, contou Rodrigo, que já havia participado de outras edições do festival com curtas. “Fique impressionado com a plateia, que é muito grande”, comentou. “A mostra dialoga com um público muito variado, que vem ver filmes que não teria acesso no circuito comercial”, acrescentou.

Já “Gramatyka”, de Paloma Rocha, narra a trajetória mítica de uma mulher presa às sombras de uma caverna, e que se liberta à luz do sol. Sem diálogos, a história se desenvolve na dança e nas expressões corporais das atrizes Helena Ignez, Maura Baiocchi, e Alda Maria Abreu. A trilha sonora conta com a participação do percussionista Naná Vasconcelos. “Dedico essa sessão a Naná, que foi a inspiração do roteiro. Soube que o filme foi selecionado para o festival no dia em que ele faleceu”, disse Paloma.

Em “Os Filmes Que Moram Em Mim”, Caio Sales trouxe o que ele chamou de “sonho e delírio”, com várias cenas de pedaços de histórias que estão em sua imaginação. “Diva”, de Luiz Rodrigues Jr., relata o drama de uma atriz que não consegue se livrar de sua personagem anterior. E “Bola Para Seu Danau”, de Eduardo Souza, mistura documentário e ficção para falar de Thomas Donohoe, um escocês nascido em 1863 que desembarcou no Brasil aos 31 anos para trabalhar na fábrica de tecidos que estava então sendo construída em Bangu, e que teria trazido o futebol para o Brasil, seis meses antes de Charles Miller.

Neste domingo (8), a partir das 19h30, acontece a premiação do festival. São 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz e ator. Os filmes da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais serão julgados em dez categorias: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator e atriz. Os títulos da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos disputam a Calunga de filme e direção. Também serão projetados os hors concurs “Pedrinho e a Chuteira da Sorte”, de Marcos França, e “Vidas Partidas”, de Marcos Schechtman.

Últimas notícias