Apolônias do Bem devolve o sorriso e a autoestima a mulheres vítimas de violência

Apolônias do Bem devolve o sorriso e a autoestima a mulheres vítimas de violência
Publicado em Notas Vídeos 3/05/2016 às 6:51

O projeto Apolônias do Bem, da ONG Turma do Bem, oferece tratamento odontológico a mulheres vítimas de violência doméstica, que tiveram a dentição afetada durante as agressões. Quase 700 mulheres – selecionadas através de triagens em casas de apoio e organizações sociais de todo o País – já foram atendidas pela rede de dentistas voluntários desde o início do projeto, em 2012.

A reparação nos dentes devolve a elas o sorriso e a autoestima, bem como a inserção no mercado de trabalho e a possibilidade de voltar a se relacionar. “Eu me sentia muito esquecida… de mim; de que eu podia ser mulher; de que eu podia me arrumar. Quando eu contei que fui assediada, falaram que era culpa minha”, diz a boliviana radicada em São Paulo Ruth Cristina Orozco, violentada pelo irmão em La Paz e, na vinda ao Brasil, mantida em cativeiro com a família, por sete anos, numa oficina de costura clandestina. “Eu entro em qualquer lugar e quero sorrir. Não quero fechar minha boca”, diz outra mulher atendida pelo Apolônias do Bem.

[youtube s5BneXwFohs]

O projeto Apolônias do Bem é reconhecido pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e faz parte da UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, campanha do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. O nome é uma referência a Apolônia de Alexandria, personagem histórica que teria sido morta em 249 após ser presa, espancada e ter seus dentes arrancados.

Compartilhe
Publicado por
Romero Rafael

Comentários
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com