Maestro Forró estreia programa gravado em Cuba

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 26/04/2016 às 13:58
forró Cuba FOTO:

Maestro Forró e o diretor Alessandro Guedes estreiam nesta quarta-feira (27) nova temporada da série Andante, às 19h, no Paço do Frevo. Desta vez, a imersão cultural foi em Cuba. Entre os meses de março e abril de 2015 a dupla esteve em Havana, Santiago de Cuba e Matanzas para gravar as cenas do programa. Pouco mais de 30 grupos artísticos participaram dessa nova temporada, proporcionando verdadeiras experiências socioculturais.

Maestro Fottó com Maestro Forró com Alessandro Guedes em Cuba

Um desses bons encontros foi com o artista plástico José Fuster, que espalhou seus ladrilhos com a vizinhança, na década de 90, para alavancar a esperança dos moradores, que enfrentavam, à época, péssimo momento econômico. “Um dos aspectos mais interessantes vistos nesse segundo momento da série Andante foi perceber como a cultura é natural, livre, facilitadora da comunicação e interação entre os cubanos, especialmente na música – o que está bem presente nos 13 episódios”, diz Forró.

“Cuba foi uma surpresa porque não é um lugar tão isolado quanto imaginávamos. Talvez pelo pouco acesso a tudo, inclusive internet, as pessoas buscam muitas informações de outras culturas, outros países. Há espaços muito cosmopolitas, pop mesmo, como a Fábrica de Arte Cubano (FAC), ao mesmo tempo que eles têm a tradição bem preservada”, avalia Guedes.

Últimas notícias