BELEZA

OUTONO: Veja dicas de como cuidar do cabelo durante o Outono

Como deixar os cabelos saudáveis nesta época do ano

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 16/04/2016 às 9:00 | Atualizado em 20/03/2023 às 15:20
Captura-de-Tela-2016-03-31-às-10 FOTO:

O Outono é conhecido como a estação do meio termo, cheia de oscilações, onde você não sabe se o sol radiante que despontou nas primeiras horas do dia vai durar até o final da tarde. Essa época do ano exige cuidados e atenção especiais com a saúde do cabelo.

É que toda essa variação de clima e temperatura pode ser nociva ao couro cabeludo e aos fios. Se no verão a preocupação é com a agressividade do sol, do cloro e da água do mar, no Outono, o grande vilão dos cabelos é a poluição.

A lavagem do cabelo vai ajudar a manter saudável

Lavar o cabelo corretamente ajuda a mantê-lo bonito e saudável. “Antes de entrar no chuveiro, penteie o cabelo para desembaraçá-lo e soltar a sujeira. Depois de aplicar o shampoo, para enxaguar, deixe a água escorrer sem esfregar. Aplique o condicionador sobre toda a extensão dos fios, exceto no couro cabeludo, para não deixá-lo oleoso.

O condicionador é o produto responsável por fechar as escamas que foram abertas para remover os resíduos”, explica Fátima Lima, especialista em cabelos e dona do Studio Plus Belle.

O que fazer quando o frizz aparece?

Além disso, é durante o Outono que o temido “frizz” aparece com tudo, justamente por causa da umidade. Óleo de Argan, ricos em ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9) e Vitamina E, proporcionam cabelos fortes, reparação e hidratação com ação antioxidante. O Argan melhora a elasticidade, elimina o efeito frizz e combate os radicais livres causadores do envelhecimento do cabelo.

“As linhas mais procuradas no Outono são, justamente, as que ajudam a combater o frizz, que é o principal problema que atinge as mulheres nesse período, ao lado da sujeira e oleosidade. Os produtos que levam Óleo de Argan e Andiroba têm especial poder de atuação nesses casos”, explica Gilberto Miranda, representante da Vitiss Cosméticos em Pernambuco e na Paraíba.

Segue algumas dicas

No lugar do secador, utilize o difusor – aquele acessório que encaixa no bico do aparelho e deixa passar o calor, mas não o vento. Se não tiver disponível, é só amassar os cabelos com uma toalha, segurar perto da raiz e posicionar o bico do secador na toalha, que vai ajudar a distribuir o calor sem vento.

A recomendação de uso do secador é em um intervalo de dois dias. E para secar os fios, o ideal é usar o secador na temperatura morna.

Ficar atenta aos banhos quentes é outra questão importante, diminuindo a temperatura da água para lavá-los. Tudo que for utilizado muito quente nos cabelos pode acabar retirando a umidade natural dos fios, causando ressecamento e deixando-os opacos.

Para reduzir o frizz, é preciso manter o cabelo hidratado, evitar lavar os fios com água quente, não secar esfregando a toalha e não abusar da chapinha e nem do secador.

Últimas notícias