Sonia Braga faz testemunho lindo ao saber da indicação de Aquárius em Cannes

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 14/04/2016 às 16:43
soniabraga1 FOTO:

A protagonista de Aquarius, Sonia Braga, escreveu agora há pouco, na sua página pessoal do Facebook, sobre sua alegria ao saber que o filme de Kleber Mendonça Filho vai concorrer a Palma de Ouro, do festival de cinema de Cannes.

soniabraga

 

Confira o texto na íntegra:

Para Kleber Mendonça, Emilie Lescaux e toda a equipe Aquarius!

Primeiro foi a emoção de ler um roteiro perfeito.

Uma personagem que qualquer atriz se sentiria honrada em fazer. Uma pérola, um tesouro!

Kleber me devolvendo a alegria de pertencer à lingua portuguesa.

A lingua-mãe que não aparecia mais na tela...

O coração apertado de tanta alegria. Uma personagem da minha idade , com tantos sonhos que eu não cumpri - mas para isso existem grandes personagens para falar por todos nós, incluindo a atriz.

Era época de Cannes. Kleber e Emilie viajavam por algum tempo… Eu continuava nas minhas caminhadas por NY. Agora caminho com Clara e Clara é a pessoa que quero ser; Recife, o lugar onde quero morar. Clara tem a família, os discos, os livros que quero ler. Todas as musicas, todos os livros! Clara tem a vista para o Oceano. Os amigos. A avenida que termina em Brasilia teimosa... O oceano tem tubarão. A vida às vezes dá medo.

Agora era conhecer o Kleber, caminhar pelas ruas de NY, trabalhar na leitura do roteiro, no terraço do prédio do meu amigo Mauricio com vista para o Empire State, com um solzinho gostoso...

- Eu quero que você faça a Clara, Sonia - me disse o Kleber.

Foi tudo tão corrido... só dois dias, entre um hambúrguer (com tudo o que é possível dentro) e um restaurante japonês.Terminamos o nosso encontro... o terraço do Mauricio... um beijo... a despedida.

- See you soon, then!

- Nos vemos então no Recife?

- …sim…?

(Skype: Recife - New York! Ah... viva o skype!!!)

Recife.

Karina foi primeira pessoa que conheci (continuo acreditando que ela não existe!), que era mesmo uma ´´anja``…Foi a primeira vez na vida que tive uma assistente. Karina não foi assistente, foi uma amiga em todos os segundos em que estive em Recife.

Depois um a um, todos, amigos em todos os segundos!

Ah! como dizer o nome de todos…um a um…?

Agora tudo acontece muito rápido, mas todos, sem exceção, parecem não ter pressa. Todos gentis, amáveis, com sorrisos, abraços, carinhos. E vez por outra ouço o que mais gostei da lingua de Recife: Oxe!

Conheço a querida Emilie, nossa produtora, e todos que passariam a ser a ?#?familia_aquarius_ninja?. E os bebezinhos, muitos bebezinhos! Os filhos do pessoal da equipe, todos por perto..mamadeiras, mamando no peito, brincando sempre, um cuidando do outro. Como uma mãe que não da preferência à nenhum filho, começamos a preparação. Os ensaios começam imediatamente e também se inicia o processo de prova de roupas, maquiagem, encontros com o pessoal da arte, figurino, conversas com os preparadores de elenco…O nascimento de Clara!

Uma noite de sono, dieta, cama e... tudo de novo!

Ensaio Intenso, muitas lágrimas, muitas gargalhadas, muitas histórias, muito amor por esta personagem. Pelas relações, pelas descobertas.

Trabalho arqueológico! A minha vida se revelando aos poucos. Alguns dias tenho 8 anos de idade e volto ao dia da morte do meu pai, minha mãe de luto. Outros dias, de velhinha bem chata (e, acho eu, engraçada!).… Ensaios, preparação, descoberta. Este é o processo. Elenco e formando.

Começam as filmagens! Nunca tive uma vida tão linda...

O nível de gratidão que tenho a esta equipe ?#?aquarius_ninja? que me aceitou como colega, companheira, amiga, é imenso.

Por todos os momentos que vivi,

Kleber, obrigada por ter me escolhido para ser a sua Clara.

?#?equipe_aquarius_ninja?, obrigada por tudo, pois não saberia por onde começar.

Do alto da varanda do hotel, eu podia ver o prédio que era o nosso set de filmagem.

Observando lá embaixo, o meu sonho no mar, no azul…um mar infinito que agora deságua em Cannes.

Parabéns, Equipe Aquarius. A Promenade de la Croisette é o nosso próximo passo. Estaremos todos juntos nesta torcida, com todo o amor, dor, carinho e cuidado com que este filme foi gerado.

 

 

Últimas notícias