Recife é finalista da Hora do Planeta: Desafio das Cidades

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 18/03/2016 às 11:05
hora-do-planeta FOTO:

Pela primeira vez, o Recife vai concorrer ao título de cidade mais sustentável do Brasil e do mundo. A iniciativa é promovida pela organização ambientalista WWF, por meio da campanha Hora do Planeta: Desafio das Cidades, que divulgou os três finalistas brasileiros: Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A disputa, que é realizada pelo quinto ano no mundo e o terceiro no Brasil, tem o objetivo de eleger as cidades que mais colaboram para o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa integra um projeto maior que busca a mudança de atitude das pessoas frente às consequências do aquecimento global. Trata-se da Hora do Planeta que é movimento internacional e marca sua ação no próximo sábado (19), estimulando pessoas, instituições públicas e privadas a apagarem as luzes, durante 60 minutos ininterruptos, a partir das 20h30.

Para a capital pernambucana integrar a seleta lista do concurso, um júri de especialistas internacionais avaliou as ações realizadas pela Prefeitura ao longo dos últimos três anos. O relatório entregue à ONG elenca, entre outros projetos, os dois inventários de Gases do Efeito Estufa produzidos no Recife, as leis de Mudanças Climáticas, Educação Ambiental e a implantação de um Sistema Municipal de Unidades Protegidas, que ampliou a área verde protegida no município.

Para envolver a população com a causa, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife programou uma série de atividades no sábado, em parceria com 2ª Mostra Ambiental do Recife - MARE. Às 20h30, haverá uma Pedalada Sustentável para a exibição de curtas ambientais na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Reforçando o espírito da campanha, os filmes serão exibidos com a colaboração do público, que terão que pedalar em bicicletas especiais para gerar a energia elétrica necessária à projeção das películas. Além disso, haverá apresentações culturais: Batuqueiros do Silêncio, bloco carnavalesco lírico O Bonde e a Escola de Circo de Pernambuco.

Últimas notícias