Cartola: paixão dos pernambucanos

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 27/02/2016 às 13:00
cartola FOTO:

A cartola, sobremesa que conquistou há muito tempo o coração dos pernambucanos, considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco, coleciona cada vez mais amantes. Ela traduz perfeitamente a gastronomia do Estado com sua combinação mais do que certeira de banana, queijo, canela e açúcar.

O prato, que carrega consigo um pouco da história do Estado, foi produzido pelas primeiras vezes nas casas-grandes dos engenhos e nasceu da mistura de ingredientes, técnicas, experiências e hábitos culturais dos colonizadores portugueses, dos índios e dos escravos africanos.

Bastante versátil, cai bem em qualquer refeição: café da manhã, lanche e sobremesa após o almoço ou jantar. Para os amantes da iguaria, o Tio Pepe, restaurante tradicional e voltado para a gastronomia regional, como não poderia ser diferente, traz no rol das sobremesas, a querida Cartola.

 

cartola Fotos: Humberto Reis/ Divulgação

Ela está presente também no Bella Nordestina, em Boa Viagem. “Quando o menu foi criado pensamos de imediato em incluir a Cartola, porque ela, assim como o Bolo de Rolo, é essencial na vida e na história de todo pernambucano”, explica Aline Burégio, nome à frente do Bella Nordestina.

Para quem acha que só vai encontrar a delícia nos restaurantes regionais, está enganado. O Wada Temakeria, casa especializada em gastronomia oriental, também não abriu mão da Cartola em seu cardápio. “Como é uma sobremesa aclamada pelos pernambucanos, fizemos questão de ter na casa a nossa versão dela”, conta o empresário e no nome à frente do Wada, Leandro Damascena.

 

Cartola-Tio-Pepe_edit---Foto-Divulgação_ (1)

Últimas notícias