Pode comer no pote?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 25/02/2016 às 20:00
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Com a virada do século XX, surgiram novas necessidades. Essa mudança alterou a cultura, a economia, a arte e, claro, a gastronomia. Alimentos que eram servidos apenas em pratos passaram a ser apresentados - acreditem - em copos. Isso mesmo! Essa tendência teve sem boom, inicialmente, na França e em Nova York, e logo fez a cabeça dos brasileiros. De acordo com Sandra Marinho, coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco, a tal tendência é uma "releitura das marmitas", devido à capacidade de armazenamento de alimentos em embalagens menores e bem apresentadas. Saladas, bolos e doces são alguns dos exemplos que conseguiram se adequar às mudanças. Nós, do Social1, fomos atrás de dois estabelecimentos - Douce Gâteau e Mood Real Food - para saber um pouco  dessa "novidade".

Douce Gâteau

Após inúmeras pesquisas na internet e viagens, os sócios Lucas Albuquerque Vieira, 26, e Mariane Torres Belfort, 26, viram a possibilidade de se apropriar da cultura do alimentos de copos para criar a sua própria marca. O site We heart it e o canal do youtube I could Kill for a desert aguçaram ainda mais o desejo da dupla. Na ativa desde agosto do ano passado, o Foodbike possui cardápio variado em termos de doces e atende por encomendas. Entre os destaques do vasto menu, estão: Doce de leite com castanhas; Três amores (ameixa, doce de leite e goiabada); Romeu e Julieta; Banana Caramelada; Torta de limão; Prestígio; e Três chocolates. A montagem no copo, ou recipiente, funciona com duas camadas de bolo - que podem ter a massa preta ou branca - e três de doce.

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Mood Real Food

Fugindo um pouco das sobremesas, o Mood Real Food, situado no RioMar Recife, é outro nome da capital pernambucana que aderiu à moda da comida de pote. O estabelecimento aposta em saladas e sobremesas à base de iogurtes sem lactose. Em viagem a Londres e Nova York, Ricardo Florêncio Santiago, 36, entrou em contato com a praticidade e o formato atrativo da culinária rápida através do Pret a Manger e o Whole Foods Market, onde vende produtos orgânicos, e decidiu fundir o imediatismo com o os produtos naturais para dar corpo ao Mood. Frutas separadas no pote e saladas de salmão, frango e camarão são as mais queridas. As iguarias são recheadas com os diferentes tipos de folhagens, cottage (queijo francês, irmão do ricota) e grãos.

 

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