Budhakan põe à mesa jantar inspirado na cozinha portuguesa

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 18/02/2016 às 7:00
Dayvison Nunes / JC Imagem
Data: 16-02-2016
Assunto: SOCIEDADE - Menu especial do restaurante Budhakan, inspirado na culinária Portuguesa.
Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 16-02-2016 Assunto: SOCIEDADE - Menu especial do restaurante Budhakan, inspirado na culinária Portuguesa.

O restaurante Budhakan, no Pina, estreia terça (23) o Festival Sabores do Mundo apropriando-se da culinária de Portugal. O país luso é só o primeiro de uma série que vem pela frente. A Itália, inclusive, já está engatilhada para a sequência. O formato é menu fechado: a pessoa paga R$ 89 por entrada, prato principal e sobremesa. O chef Thiago Freitas, que nunca esteve em Portugal, debruçou-se sobre livros e pesquisas. No processador moderno dele restaram elementos indissociáveis da cozinha de lá, como o bacalhau, em propostas com a sua assinatura.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 16-02-2016 Assunto: SOCIEDADE - Menu especial do restaurante Budhakan, inspirado na culinária Portuguesa. Minilombo de bacalhau

O tipo de peixe figura na entrada, chamada Degustação do Porto. Trata-se dele em três variações de texturas servidas num prato de cerâmica. O bacalhau aparece como bolinho, sequinho e com uma pitada de molho de açaí bastante apimentado, feito pelo chef de um pó comprado no bairro nipônico da Liberdade, em São Paulo; é servido também num gratinado em que o sabor do bacalhau é amenizado pela combinação com a mandioquinha, alternativa à batata-inglesa; e ainda em lascas pequenas e translúcidas, com molho de alho poró e creme de queijos - o formato lembra o de um sushi.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 16-02-2016 Assunto: SOCIEDADE - Menu especial do restaurante Budhakan, inspirado na culinária Portuguesa. Lombo de barriga de porco com purê de fava verde, caldo verde e farofa de panko com torresmo defumado

O prato principal da noite pode ser escolhido entre duas opções. O primeiro foi batizado como Algarve e traduz-se em lombo de barriga de porco cozido à baixa temperatura (60°) e depois levado ao forno, o que confere uma textura supermacia. Vai à mesa sobre caldo verde português e com purê de fava verde. Pra finalizar, a farofa de panko com torresmo mais o caramelo de páprica que enfeita o prato servem para entregar mais alguns sabores.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 16-02-2016 Assunto: SOCIEDADE - Menu especial do restaurante Budhakan, inspirado na culinária Portuguesa. Lombo de cordeiro recheado com farofa de castanhas brasileiras acompanhado por arroz de açafrão

A segunda opção de prato principal é o Douro: lombo de cordeiro recheado com farofa de castanhas brasileiras. A ótima combinação acompanha arroz cremoso de açafrão e tomate confit. Pelas beiradas vêm mínimas tiras de laranja-baía cristalizada. Tem-se um discreto toque agridoce. Uma referência, quem sabe, com a cozinha que inspira o restaurante, a indiana.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 16-02-2016 Assunto: SOCIEDADE - Menu especial do restaurante Budhakan, inspirado na culinária Portuguesa. Céu de Santa Clara

A noite termina no Céu de Santa Clara: o tradicional pastel de Santa Clara, generosamente recheado com amêndoas, leva - na versão de Freitas - uma bola de sorvete de creme e chantily de vinho do Porto. Acompanhado por crumbe e creme pâtisserie... Açúcar equilibrado, como mandam lembrar os doces portugueses. O menu, restrito ao jantar, será servido da terça à quinta-feira até o fim de março.

Últimas notícias