O brilho por trás da escultura do Galo da Madrugada

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 28/01/2016 às 15:00
Dayvison Nunes / JC Imagem
Data: 27-01-2016
Assunto: SOCIEDADE - Montagem do Galo Gigante no atelier do Artista Plástico Sávio, em Igarassú.
Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 27-01-2016 Assunto: SOCIEDADE - Montagem do Galo Gigante no atelier do Artista Plástico Sávio, em Igarassú.

barra-carnaval-2016-social1-v2

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 27-01-2016 Assunto: SOCIEDADE - Montagem do Galo Gigante no atelier do Artista Plástico Sávio, em Igarassú. Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Quem aprecia o tradicional desfile do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira, nem pode imaginar como é a produção do grande monumento do bloco. A alguns minutos do Recife, na praia de Nova Cruz, 30 pessoas da comunidade, do projeto Coração Cajú, trabalham em prol da maior escultura carnavalesca do mundo: o Galo da Madrugada. Na etapa final da produção, a equipe do artista plástico Sávio Araújo, responsável pela criação e execução do símbolo, trabalha dia e noite, tudo para deixar a ave, quase sagrada, impecável.

A história de Sávio Araújo, 60 anos, atual criador do boneco, com o bloco começou em 2009. No ano, ao ver o símbolo sem a cabeça, o pai do artista plástico comentou: "Você pode fazer um boneco melhor que esse, então faça!". A partir disso, Sávio resolveu se dedicar ao novo projeto e, no mesmo ano, apresentou sua proposta para a Prefeitura do Recife. A aprovação veio e o trabalho havia apenas começado.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 27-01-2016 Assunto: SOCIEDADE - Montagem do Galo Gigante no atelier do Artista Plástico Sávio, em Igarassú. Sávio Araújo. Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Para Sávio, tudo muda a cada ano. Para 2016, o artista, que iniciou a criação em novembro, promete uma explosão de beleza, cores e, claro, brilhos. O tema "Armações de Lentes Brilhantes" não foi escolhido em vão. Assim como no ano passado, o Galo irá prestar uma homenagem aos artistas escolhidos pela prefeitura para saudar o Carnaval, são eles: Maestro Forró, o Clube Misto Pão Duro, o Macaratu Nação Porto Rico e o já falecido Chico Sciense.

As cores, também escolhidas para saudar os artistas e suas agremiações, serão verde e vermelho. O verde "exalta a esperança, que alude à caixa de Pandora". Na crista do Galo, o vermelho-fogo irá sinalizar o mundo em perigo. A esfinge, modelada em fibra do coco, terá uma expressão atenta. Quanto à jaqueta que compõe a roupa do símbolo, ganhará uma estampa feita com flores branco-alho e folhas verde-acaju. Além de priorizar os artigos sustentáveis, Sávio reaproveita o material de outros carnavais, de discos antigos à própria silhueta.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 27-01-2016 Assunto: SOCIEDADE - Montagem do Galo Gigante no atelier do Artista Plástico Sávio, em Igarassú. Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Em relação aos detalhes técnicos, os dois focos do Galo são segurança e beleza. O sistema de penas, presas com elástico, faz com que a escultura não se torne uma vela. O boneco é todo vazado e, caso o vento aumente, a pena estica, evitando acidentes. Já o brilho é produzido por meio do lurex, tipo de tecido brilhoso, e restos de CDs que valorizam a luminosidade e refletem no sol. Atualmente, o Galo tem 27m e pesa três toneladas.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 27-01-2016 Assunto: SOCIEDADE - Montagem do Galo Gigante no atelier do Artista Plástico Sávio, em Igarassú. Modelo do Galo da Madrugada. Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Confira a galeria:

-

Últimas notícias