Toda a beleza, dedicação e muito trabalho da Fundação Pedro Paes Mendonça

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 24/01/2016 às 20:32
Grupo em vista á Serra do Machado. Fotos: Victor Caldas/Divulgação
Grupo em vista á Serra do Machado. Fotos: Victor Caldas/Divulgação

Ajudar ao próximo requer não só o poder, mas o querer - e mais: o querer fazer bem feito. Criar uma fundação com várias ramificações sociais com intuito - único e exclusivamente - de transformar uma região, proporcionando oportunidades e futuro para milhares, não é fácil e requer dedicação mais a certeza de que o seu legado tem um significado maior.

Grupo em vista á Serra do Machado. Fotos: Victor Caldas/Divulgação Grupo em vista à Serra do Machado. Fotos: Victor Caldas/Divulgação

A Serra do Machado, povoado do município de Ribeirópolis, interior de Sergipe, vive uma experiência transformadora, graças à intervenção de João Carlos Paes Mendonça, que há 27 anos criou a Fundação Pedro Paes Mendonça, em memória ao seu já falecido pai, um dos comerciantes da região.

O padre na hora da celebração O padre na celebração

Nos festejos do padroeiro da cidade, São Sebastião, ele, como bom filho da terra que é, participa das homenagens ao santo e aproveita para levar grupos de amigos para conhecer o trabalho que faz lá. Neste ano, foram ver de perto seu legado os empresários cearenses Beto Stuart, Fernando Cirino e Francisco Feitosa, mais o cônsul americano para o Nordeste, Richard Reiter, além de Geralda Farias, Sheila Wanderley, João Alberto Martins Sobral e o ex-governador sergipano Albano Franco.

Turma de Pernambuco e Ceará Turma de Pernambuco e do Ceará

O empresário fez questão de apresentar alguns dos seus equipamentos. O primeiro foi o Lar da Conceição, que começou a ser desenvolvido em 28 de fevereiro de 1989. É um abrigo que acolhe idosos da região. Gente com família, gente sem. O espaço não é apenas um dormitório. É uma profusão de amor, carinho e dedicação. Tudo supervisionado pela irmã Verani. Desde a inauguração, mais de 200 pessoas - entre mulheres e homens - passaram pela instituição.

Visita ao centro educacional Auxiliadora Paes Mendonça Visita ao centro educacional Auxiliadora Paes Mendonça

Atualmente, são 34 pessoas que têm, diariamente, serviços de cuidadores e educadores físicos, fisioterápicos, nutricionais e médicos, além de usufruírem de academia de ginástica, salão de jogos e centro de beleza. A 'moradora’ mais antiga da casa, Maria Alves de Flores, 96, é uma das mais ativas do espaço. "Onde está João Carlos para eu apertar a mão dele?", indagava.

Orquestra Filarmônica, só com crianças e jovens da região Orquestra Filarmônica, só com crianças e jovens da região

Outro empreendimento social é a Escola São Sebastião, criada em 1987. Uma pré-escola de ensino integral para 67 alunos, com direito a quatro refeições e oficinas de canto, música e educação física.

Olha que belezura de laboratório Olha que belezura de laboratório

Já o Centro Educacional Auxiliadora Paes Mendonça, inaugurado em janeiro de 2006, proporciona ensino para 305 alunos, mais fardamento, transporte e material escolar, além de refeições - 1.200 por dia! Além das aulas tradicionais, ainda são ofertados laboratórios e aulas de inglês. A quadra poliesportiva é de uso misto: para alunos fazerem handebol, queimado e futsal e para a comunidade usufruir em geral. Tem também uma horta orgânica, na qual os pequenos aprendem a importância do cultivo limpo, sem agrotóxicos.

A mais antiga morada do Lar da Conceição A mais antiga morada do Lar da Conceição

A biblioteca comunitária da cidade tem um significado especial: foi a casa em que João Carlos Paes Mendonça nasceu e seu pai teve o seu primeiro comércio, uma mercearia. São 5.000 livros disponibilizados para toda a região.

No final da visita, todos almoçaram no restaurante Miguel, no centro de Aracaju, e saíram com uma certeza, na forma de semente plantada: a de que podemos, sim, agir e fazer a diferença.

Veja a galeria de fotos

-

Últimas notícias