Santa Joana Recife: Eustácio Vieira é sócio minoritário, após associação com o grupo americano UnitedHealth

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 24/01/2016 às 4:22
Novos tempos para o Santa Joana Recife; entenda a negociação com grupo americano
Novos tempos para o Santa Joana Recife; entenda a negociação com grupo americano

O prefeito Geraldo Julio com Marcelo e Eustácio Vieira, Edson Bueno, do UnitedHealth Group, e José Múcio Monteiro/Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem O prefeito Geraldo Julio com Marcelo e Eustácio Vieira, Edson Bueno, do UnitedHealth Group, e José Múcio Monteiro/Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

O jantar que o casal Ângela e Eustácio Vieira promove em todos os janeiros na residência da família à beira-mar de Toquinho, Ipojuca, quando se comemora o projeto Verão com Saúde, do Hospital Santa Joana Recife, foi maximizado, sábado (23), com a presença de Edson Bueno, acionista e conselheiro do UnitedHealth Group, maior conglomerado de saúde do mundo, que desde 3 de dezembro está associado ao hospital e às empresas a ele coligadas, como o Santa Joana Diagnósticos. Fala-se em associação ou parceria, e não em venda, uma vez que Eustácio continua como acionista, agora minoritário, além de que mantém-se na presidência - assim como permanece a diretoria, que inclui os filhos Fernanda, Juliana e Marcelo Vieira. Cláusula contratual proíbe que sejam informados os percentuais de ambos os sócios e o valor da negociação.

"Fizemos uma união de sonhos e vontades. Ele [Bueno] tem uma paixão pelo Nordeste e eu sou nordestino apaixonado. Tenho a expectativa de que com ele - sendo de Duque de Caxias [RJ], mas com a visão nacional que tem - podemos fazer do Nordeste um grande centro", disse Eustácio. "Ele, não. Nós. Sem você nada é possível", retrucou Bueno, que ainda se referiu ao sócio como "capitão do barco". No Nordeste, o grupo americano é dono - absoluto, e não associado, como aqui - dos hospitais Monte Klinikum, em Fortaleza, e Promater, em Natal.

Com a associação pretende-se para o Santa Joana Recife, sobretudo, obter ganhos em tecnologia hospitalar, firmar convênios com grandes unidades hospitalares e centros tecnológicos do mundo, e ainda ampliar o poder de investimento. "Ele [Eustácio] tem as pessoas e a United tem um pouco mais de capital. Essa é a melhor associação que pode existir... Dinheiro sozinho não faz nada. O que faz são dinheiro e pessoas. E nós não temos um lugar similar ao Recife, que tem esse grupo tão estruturado, competente e sonhador", contou o carioca, rasgando elogios.

Bueno chegou ao Recife na quinta-feira (21). Foi recepcionado com jantar na casa do sócio na capital, ao lado do governador Paulo Câmara, que não foi a Toquinho. Na sexta (22), o representante no Brasil do UnitedHealth visitou o Hospital Santa Joana Recife e encontrou-se com os gestores do Grupo Fernandes Vieira, que é gerido pela família e administra a unidade hospitalar e suas empresas coligadas. Ele e Eustácio começaram as suas atuações no setor de saúde nos anos 70 - Bueno é o fundador do plano de saúde Amil, incorporado ao UnitedHealth em outubro de 2012. Eles se conhecem há quase 20 anos.

Pela celebração em Toquinho passaram o prefeito do Recife, Geraldo Julio, os secretários de Saúde e de Desenvolvimento Econômico do Estado, respectivamente José Iran Costa e Thiago Norões; o ex-governador João Lyra Neto, com a filha, a deputada Raquel Lyra, mais os deputados Tadeu Alencar, Cadoca, Mendonça Filho e Bruno Araújo, o senador piauiense Heráclito Fortes, o ministro do TCU José Múcio Monteiro, Marta e Marcos Freire, Maria Lecticia e José Paulo Cavalcanti, Margarida Cantarelli, Carmen e Alberto Ferreira da Costa, do Real Hospital Português; os empresários Ricardo Brennand Filho, Jorge Petribú, Marcos e Gustavo Dubeux; o presidente do TCE, Carlos Porto, os desembargadores Frederico Neves e Jones Figueiredo, além do presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados, Francisco Balestrin... Veja as fotos:

Ângela entre Margarida Cantarelli e Valéria Freitas/Dayvison Nunes / JC Imagem Ângela entre Margarida Cantarelli e Valéria Freitas

-

Leia mais sobre o assunto.

Últimas notícias