O que pensam os possíveis candidatos à Prefeitura do Recife em 2016?

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 24/12/2015 às 7:36
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Data: 02.02.2015
Assunto: Política - Prefeito Geraldo Julio participa de sessão da Câmara dos Vereadores.
Palavras-Chaves: - ##
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem Data: 02.02.2015 Assunto: Política - Prefeito Geraldo Julio participa de sessão da Câmara dos Vereadores. Palavras-Chaves: - ##

A coluna Dia a Dia, do Jornal do Commercio, propôs a cinco políticos cotados para disputar a Prefeitura do Recife tecer uma projeção de como serão as eleições de 2016, a partir de análises como a redução do tempo de campanha de rádio e TV, de 45 para 35 dias; a atual conjuntura política e, hoje, diante do que está posto, qual ideia será um bom mote de campanha. Entrevistamos os deputados Edilson Silva (Psol), Sílvio Costa Filho (PTB), Daniel Coelho (PSDB), Priscila Krause (DEM) e o atual prefeito, Geraldo Julio (PSB).

EM230915004 Edilson Silva (Psol) - Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Edilson Silva usará como carro-chefe, na sua campanha, o “direito à cidade na sua visão mais holística”. Crê, no entanto, que as recentes mudanças nas regras eleitorais, que tornam o processo mais curto, com 45 dias a menos e menor tempo de guia na TV e no rádio, facilite a eleição só para aqueles partidos que possuem mais dinheiro, para os que têm o nome consolidado e a máquina na mão. Mas aposta no poder das mídias sociais: “É uma eleição que também vai contar com um maior amadurecimento das redes sociais nesse processo”.

EM180915094 Sílvio Costa Filho (PTB) - Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Sílvio Costa Filho defende a tese das múltiplas candidaturas no pleito municipal. Diz que, quanto mais candidatos, melhor será o debate. Enfatiza, porém, que será uma eleição com foco na criatividade e no corpo a corpo: "Com tempo de campanha reduzido, o grande diferencial é que não será uma eleição de marketing. Com o fim do financiamento privado, serão eleições menos onerosas, vai fazer uma boa campanha aquele que conseguir chegar ao coração das pessoas". O partido iniciará o processo interno de escolha do nome em fevereiro.

Daniel Coelho Daniel Coelho (PSDB)

Daniel Coelho acredita que a redução do tempo de propaganda eleitoral não será prejudicial. Crê num debate mais intenso, que levará os eleitores a mergulharem, ao invés de se dispersarem. E põe fé na vez da oposição: “A primeira pergunta que as pessoas vão fazer é em relação a continuar ou mudar. Como é evidente o desejo de mudança, há mais chance para os candidatos de oposição”. Disse, ainda, que no próximo pleito será mais fácil de identificar quem são os candidatos de situação e os de oposição. Opina mais: “Dificilmente haverá 2º turno”.

Priscila Krause (Dem) Priscila Krause (DEM) .

Priscila Krause coloca que este ano foi de desafios inclusive para os gestores: “A realidade bateu à porta de todo mundo. A cortina caiu”. Ela estima que, em 2016, haverá aprofundamento da crise, o que vai pôr à prova a capacidade de reação da sociedade. Para a campanha, o foco é a melhoria da qualidade de vida com serviços funcionando. Prega, ainda, que deve ser criativa, conectada e pé no chão. “O Brasil passa por momento crucial entre o que as pessoas querem: doce ilusão ou vida real? Não é a cidade ideal, mas o que a gente precisa, sem efeitos especiais”.

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem Data: 02.02.2015 Assunto: Política - Prefeito Geraldo Julio participa de sessão da Câmara dos Vereadores. Palavras-Chaves: - ## Geraldo Julio (PSB), prefeito do Recife - Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Geraldo Julio, em nota, comentou: "Diante do momento que o Brasil enfrenta, acredito que a população não está interessada em discutir eleição, mas em saber como superar os desafios que se apresentam. Esta tem sido a pauta do povo e também da Prefeitura do Recife". Continuou: "Nós seguimos cumprindo esta agenda, inovando ao incluir serviços que antes não existiam. É este o caso dos orientadores de trânsito, da robótica nas escolas, do Passe Livre e do Prouni Recife. Em breve, teremos o primeiro Hospital da Mulher da história de Pernambuco".

Últimas notícias