Lenine vai comandar mutirão de replantio em mangue na Baía de Guanabara

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 02/12/2015 às 15:14

lenine_a

O músico pernambucano Lenine vai colocar as mãos da terra nesta sexta-feira (04) para plantar mudas de mata atlântica numa área de preservação ambiental em Guapimirim (RJ), na Baía de Guanabara. A informação foi publicada nesta quarta-feira (2) pelo colunista Bruno Astuto, da Época. Segundo ele, a ação neutraliza o impacto ambiental da produção do último álbum do cantor, Carbono, e é uma parceria com o projeto Uçá, da ONG Guardiões do Mar, do Instituto Chico Mendes (ICMbio).

“As pessoas não têm a mínima noção de que dentro da Baía de Guanabara, dessa ‘boca banguela’, em que quase tudo está poluído, ainda exista um bolsão como esse. É fundamental a gente preservar isso”, diz. “O manguezal é onde a vida e a morte andam de mãos dadas. É onde se cria, onde o podre gera nova vida, onde grande parte de uma fauna marinha vem para desovar, para se alimentar. É o berço de tudo e é fundamental a gente entender esse bioma, porque ele está acabando”, diz o cantor, que batizou a iniciativa de Carbonear.

Lenine é um amante da botânica, coleciona orquídeas e colaborou com os grupos SOS Mata Atlântica, Witness (ao lado do músico e defensor dos direitos humanos Peter Gabriel), ONU (um dos embaixadores), Rain Forest Alliance, Projeto Albatroz Brasil, entre tantos. Em 2013 percorreu cinco regiões brasileiras para conhecer o trabalho de 70 ONGs e dessa viagem nasceu o livro Encontros Socioambientais com Lenine: Música e Sustentabilidade numa só Nota.

Últimas notícias