"Jogos Vorazes": o que você precisa saber

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 18/11/2015 às 7:31
Wallpaper de A Esperança: O Final
Wallpaper de A Esperança: O Final

Hunger-games-Mockingjay-Part-1-Jennifer-Lawrence-Banner-01

Atendendo ao chamado de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), nesta quarta (18) os cinemas brasileiros virarão suas armas para a Capital com a estreia de Jogos Vorazes: A Esperança – O Final. A saga baseada no best-seller homônimo da escritora americana Suzanne Collins chega ao seu último ato, após conquistar milhares de fãs pelo mundo inteiro.

Cena de "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1" (Fotos: Divulgação) Cena de "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1" (Fotos: Divulgação)

No Brasil, o blockbuster vem quebrando recordes desde sua estreia no cinema, em 2012: na época, o longa estreou em 625 salas brasileiras, conquistando o posto de maior lançamento do ano no país a título de comparação, o lançamento foi duas vezes maior que a estreia de Crepúsculo, apenas quatro anos antes. Em cifras, o retorno da franquia vem sendo bastante positivo: o primeiro filme da série rendeu 686,5 milhões de dólares em todo o mundo; Em Chamas conquistou a melhor bilheteria de 2013 nos cinemas dos Estados Unidos e Canadá e fechou a bilheteria mundial com mais de 864 milhões de dólares; e A Esperança: Parte 1 angariou mais de 755 milhões de dólares.

Momento em que, atônita, Katniss (Jennifer Lawrence) se voluntaria no lugar da irmã Momento em que, atônita, Katniss (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária no lugar da irmã

Na trama, Katniss, Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e Gale Hawthorne (Liam Hemsworth) são adolescentes vivendo em um futuro distópico. A história se passa em Panem, um país dividido em 12 distritos controlados com pulso de ferro pela Capital. Décadas depois de uma grande rebelião, que culminou na derrota dos distritos e na completa aniquilação do Distrito 13, a Capital mantém os doze subjugados cobrando anualmente essa dívida histórica: dois jovens de cada distrito são sorteados como "tributos" para os Jogos Vorazes – um reality show em que os participantes precisam matar para sobreviver. A história muda seu rumo quando a meiga Primrose Everdeen (Willow Shields) é escolhida durante a “Colheita” para representar o paupérrimo Distrito 12 na 74ª edição do evento  levando sua corajosa irmã mais velha, Katniss, a se oferecer em seu lugar. O outro tributo é Peeta Mellark, um jovem de família abastada e aparentemente destituído de talento para a batalha, que antes mesmo do início dos jogos se declara apaixonado por sua companheira de infortúnio. Na outra ponta do triângulo está Gale, amigo de infância de Katniss e seu companheiro de caçadas, que permanece no Distrito 12 e promete cuidar de sua irmã, encorajando-a: "Você sabe caçar, você pode vencer".

Josh Hutcherson é Peeta Mellark Josh Hutcherson é Peeta Mellark

No circo dos horrores patrocinado pela Capital, apenas um vencedor pode sobreviver. Seduzidos por uma mudança nas regras, que permite pela primeira vez a existência de dois vencedores, desde que sejam do mesmo distrito, os dois jovens se unem, esquivando-se dos perigos. Para atrair o interesse do público, Katniss aposta no romance com Peeta, alavancando as audiências e conseguindo, após uma reviravolta inédita no jogo, voltar da arena com vida. O preço da vitória é alto: a tática sugerida pela jovem para garantir a sobrevivência de ambos é encarada por muitos como um desafio contra a Capital, estimulando levantes nos distritos e atraindo a ira do Presidente Snow (Donald Sutherland).

Liam Hemsworth dá vida ao melhor amigo de Katniss, Gale Liam Hemsworth dá vida ao melhor amigo de Katniss, Gale

A perseguição contra a “garota em chamas” leva Snow a jogar Katniss e Peeta de volta na arena dos Jogos no segundo filme, com o objetivo de destruir a principal inspiradora da revolta. Após, inadvertidamente, tomar parte em um plano de fuga mirabolante, Katniss é resgatada e convocada para liderar a rebelião, enquanto Peeta cai nas mãos do tirânico governante. A terceira parte da saga acompanha os bastidores dessa guerra, enquanto no episódio final, os rebeldes, com participação ativa de Gale, finalmente se lançam diretamente contra a Capital.

Wallpaper de A Esperança: O Final Wallpaper de "A Esperança: O Final"

Ao que parece, o novo longa não economiza nas cenas de ação: depois de um terceiro filme mais denso e emotivo, o diretor Francis Lawrence teria afirmado que a conclusão será o episódio mais violento da quadrilogia.

Embora a adaptação seja baseada no último volume dos livros, esta pode não ser uma despedida para os fãs da saga: Francis e alguns atores do elenco já confirmaram em outros momentos o desejo de explorar outras histórias do Distrito 12.

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=rcjZIrWXrIY

Últimas notícias