Descubra alguns segredos profissionais para cuidar dos fios

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 03/11/2015 às 16:17
CABELO 03 FOTO:

O cabelo é a moldura do rosto. Os fios impecáveis têm o poder de dar glamour a qualquer look por mais simples que seja. Se maltratados podem arruinar a produção e a autoestima. Por isso, o cabeleireiro é um profissional tão estimado e importante na vida da mulher. Para comemorar, o dia do mágico das tesouras, celebrado hoje, Carol Fernandes, do .UP, conta alguns truques e segredos para deixar a cabeleira bonita e saudável como quem acabou de sair do salão.

Fios quimicamente tratados

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

- Invista em xampu hidratante a base de óleos essenciais e vitaminas;

- Caso seu cabelo já esteja danificado, com fios opacos, ásperos e quebradiços, a melhor opção é usar produtos com aminoácidos e queratina. Mas, utilize-o de maneira alternada com xampu neutro. A fibra capilar ficará mais fortalecida.

- Hidrate semanalmente e adicione a quantidade de máscara que for usar uma ampola de vitamina ou mesmo uma colher de chá de óleo, como por exemplo, argan. Esse booster intensificará o resultado do tratamento.

- Aplique o condicionador do comprimento até as pontas, mas evite a raiz;

- Uma boa dica é diluir o xampu quando for lavar o cabelo. Na hora que for fazer a higienização dos fios, misture a mesma proporção de água com a quantidade de produto que for aplicar.

- Não abuse na quantidade de finalizador, pois a maior parte desses cosméticos contém silicone insolúvel e com o tempo acumula na raiz provocando a queda e ressecamento dos fios.

Liso natural

CABELO 03

- Escolha xampu e condicionador próprio para cabelo liso;

- Aplique condicionador apenas nas pontas, pois a raiz tende a ser mais oleosa naturalmente;

- Evite usar, diariamente, o secador. Quando for utilizá-lo, não esqueça o protetor térmico;

- Aposte em produtos com ceramidas e D-panthenol. Se o cosmético tiver álcool na sua fórmula, evite;

- Faça hidratação a cada 15 dias;

- Corte o cabelo regulamente, se possível tire as pontas a cada três meses. Isso evitará a formação de pontas duplas e consequentemente da quebra dos fios.

- Não prenda o cabelo molhado, pois quando os fios húmidos são abafados podem enfraquecer a raiz, criar fungos e caspa, além de provocar queda;

- Não use água muito quente para lavar os fios, prefira a temperatura morna ou mesmo fria.

Cacheados ou crespos

CABELO 02

- Escolha xampu e condicionador com óleos e manteigas na formulação;

- Evite lavar os cabelos todos os dias, pois os fios anelados tendem a ser mais ressecados;

- Toda vez que lavar os fios, hidrate;

- Faça umectação mensalmente com óleos 100% naturais, como coco, azeite de oliva, amêndoas, entre outros. Uma hora antes de lavar os fios, divida o cabelo em mechas e espalhe por todo cabelo. Depois, lave com xampu normalmente;

- Nunca desembarace os fios secos, faça isso no chuveiro ou com os fios molhados;

- Use creme de pentear para auxiliar a modelar os cachos. O ideal é passar uma quantidade razoável para segurar os cachos no day after. Os fios cacheados mais finos pedem menos produto, já os mais grossos ou crespos necessitam de uma quantidade maior de leave in;

- Para secar as molinhas mais rápido, utilize o secador acoplado com o difusor;

- Produtos ricos em babosa, óleos e manteigas são mais apropriados às ondas.

373640size1260

“O cronograma capilar é uma dica que pode ser utilizada por todos os tipos de cabelos, pois revitaliza os fios. Trata-se de uma agenda de tratamento, que comtempla a hidratação, reconstrução e nutrição dos fios”, recomenda Carol. Durante um mês, é necessário aplicar toda semana em dias alternados uma máscara que contenham agentes hidratantes para repor a água do cabelo, uma para repor a oleosidade e outra para reconstruir a massa da fibra. Então, é importante escolher produtos que tenham os princípios ativos necessários. “Na nutrição, lance mão de óleos vegetais. Enquanto que na hidratação use cosméticos com aloe vera, glicerina, pantenol e frutas. Já a reconstrução, exige produtos com colágeno e queratina”, explica.

Últimas notícias