Harmonização: calor, vinho branco e comidinhas de praia

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 30/10/2015 às 12:23
Frescor e acidez perfeitas
Frescor e acidez perfeitas

Frescor e acidez perfeitas Frescor e acidez perfeitas

Vamos combinar, não é nenhuma novidade dizer que dias quentes com praia, piscina e conjunção de sal, suor e maresia pedem mais vinhos brancos do que tintos. Entretanto, acredite, a população brasileira não se importava muito com esse conselho dos enólogos e entornavam as taças com mais cor. Mas o jogo virou. Um estudo recente da Le Fil Consultoria analisou menções no Twitter e no Facebook que faziam referência a bebidas em geral. E olhem só, vinhos brancos e tintos foram destaque.

Vinho branco é a melhor opção Vinho branco é a melhor opção

Mais surpresa? Entre as citações analisadas, 53% fizeram referências ao tipo branco contra 47% ao tinto. Homens representaram um total de 55% de participação nessa análise. E se nas redes sociais o time dos “clarinhos” fazem mais sucesso, nas prateleiras também! Enquanto os tintos assistiram suas vendas crescerem 3,9% no Brasil, o seu primo branco cresceu 7%. Os dados são do Ibravin e refletem apenas os vinhos nacionais.

Silvia Mascela, a enóloga Silvia Mascella, a sommelière

E já que calor, além de pedir frescor, no litoral recifense também pede comidinhas, o Social1 pediu a sommelière do Instituto Brasileiro do Vinho, Silvia Mascella, para indicar vinhos brancos que harmonizem com o nosso repertório gastronômico de beira de praia. Seguem as dicas!

Frituras - Os vinhos mais leves e aromáticos, como os das uvas Riesling Itálico (que ainda por cima custam pouco), Malvasia de Candia e Sauvignon Blanc funcionam muito bem com aperitivos leves e com algumas frituras como a macaxeira e a lula.

Ostras - Sauvignon Blanc e ostras frescas são uma combinação perfeita. Cuidado apenas no exagero de limão e cominho, que podem ofuscar o frescor do vinho.

Queijo de coalho - Pede Chardonnay, se possível um com alguma passagem por carvalho, mas novamente, olho no exagero de mel de engenho, que pode encobrir todos os sabores. Mas se você é mesmo um amigo dos doces, prove um vinho branco de sobremesa leve, bem geladinho, com seu queijo de coalho com melado. Fica delicioso!

Casquinho de caranguejo e siri - Pratos de preparação mais elaborada pedem uma ousadia a mais, como o ensopado de carne de caranguejo com leite de coco. A miríade de sabores do prato pede um rosé, que tenha frescor para encarar o leite de coco e um tantinho de tanino para segurar a carne e os temperos. Pode ser um espumante rosé também.

Camarões - São um clássico praiano, sobretudo na versão alho e óleo, clamando por um vinho de alta acidez, como um Viognier ou um Sauvignon Blanc. Pode rolar ainda com um espumante bem cítrico, leve e fresco, feito pelo método Charmat. Vale tentar até um Prosecco.

 

Últimas notícias