Saiba que petisco escolher para comer com cerveja

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 25/10/2015 às 15:36
cerveja FOTO:

cerveja

Saber o que comer na hora de beber ajuda a intensificar, também, o sabor do tipo de cerveja. Principalmente as de puro malte, como é o caso das cervejas artesanais. O especialista Thomé Calmon, explicou para a gente as diferenças entre as cervejas Pilsen, Pale Ale e Weizen e os petiscos que caem bem com cada uma. Antes de mais nada, alerta que é preciso levar em conta o corte, a semelhança e o contraste dos sabores da comida e bebida. Vejas as sugestões para cada tipo de cerveja:

Pilsen

"A Pilsen é uma cerveja de sabor mais suave e de baixo amargor, que agrada o paladar mais sensível”, diz Thomé.

Elas harmonizam muito bem com queijo fresco, frituras, peixes e frutos do mar e aves. No caso dos peixes e frutos do mar, é preferível o camarão, lula, mariscos e peixes brancos. Já no caso das aves, o mais indicado é o frango grelhado ou assado, mas com tempero suave. E os melhores queijos para esse tipo de cerveja são os macios, como brie.

Pale Ale

"As Pale Ale têm um sabor mais encorpado e adocicado, resultado da alta fermentação que a confere uma cor laranja acobreada com espuma densa e um amargor mais forte que o da Pilsen", explica

Para a pale ale a sugestão são o queijo azul, como gorgonzola e roquefort, e os queijos duros, como como cheddar e grana padano. Os sanduíches condimentados e picantes são os destaques de acompanhamento para esse tipo de bebida. Camarão, lula, mariscos e bacalhau são os ingredientes do mar que mais harmonizam. E, para quem gosta de doce, a pale ale combina com bolos de cenoura e laranja.

Weizen

O sabor mais doce também é característica das cervejas Weizen, feitas à base de trigo e que, muitas vezes, levam notas frutadas e florais em uma composição. “A Weizen é mais forte das três, tanto em termos de teor alcóolico quanto em amargor, pois são as que passam mais tempo fermentando. De espuma abundante e sabor intenso, ela possui uma coloração amarelo-escura e ligeiramente turva”, esclarece.

Esse tipo de cerveja vai bem com queijos azuis, queijo de cabra, brie, cheddar e camembert. Na área dos patês, combina com frios e linguiças defumadas. Assim como as demais, pode ser consumida com camarão, lula e mariscos, mas também com sushis e sashimis. Das aves, com frango grelhado e assado. E das carnes, só a de porco.

 

Últimas notícias