Para perder peso, vá à luta!

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 30/09/2015 às 11:13
CJekbFUWgAQH8xa FOTO:

socialFitness barra

O verão é época de academias lotadas de pessoas em busca do corpo ideal e de perder os quilinhos adquiridos durante todo o ano. Musculação, corrida e aulas de spinning são bastante procuradas por quem deseja manter a boa forma e as curvas na medida. Entretanto, agora essas atividades dividem atenção com as artes marciais, que tem ganhado, cada vez mais, seguidores, sem restrições de sexo, idade ou forma física. Socos e chutes estão entre as manias fit do momento, pois além de ajudar a emagrecer e deixar o corpo sarado, as modalidades trabalham o corpo e a mente, melhorando o condicionamento físico e cardiovascular, a flexibilidade, a concentração, a coordenação motora, a resistência, o stress e até o desempenho sexual.

GABRIEL_VELLA_vs_ROMINHO_51

Segundo Avellar Sampaio, nome à frente da MXA Fight Club, o desejo do corpo definido é o primeiro motivo no qual as pessoas, homens e mulheres, mais procuram as academias especializadas. De acordo com o empresário, atualmente, uma boa parcela dos alunos das aulas já são mulheres. “Elas descobriram os benefícios da luta. A perda rápida de peso é um grande atrativo já que, dependendo da modalidade, é possível queimar entre 500 e 1500 calorias em uma hora”, diz. Avellar revela, também, que todos os tipos desse gênero de luta são eficazes contra a obesidade, afinal de contas é exigido muito esforço físico. Entretanto, algumas modalidades são mais pesadas do que outras, isto é, exigem maior esforço físico e, por isso, são mais efetivos no que diz respeito à perda de peso. “Esse é o principal motivo no ranking dos objetivos dos praticantes de atividades que envolvem força e agilidade. Mas, ao praticar o esporte, os alunos se deparam com os demais benefícios que as aulas podem proporcionar. Equilibrar a emoção e diminuir o stress decorrente da rotina são alguns deles ”,afirma.

Além disso, praticando artes marciais, é possível aprender a se defender e colher todos os benefícios que um esporte tem a oferecer, como disciplina, respeito, trabalho em grupo, entre outros. Segundo Avellar, existem inúmeros tipos de lutas para escolher, cada uma com um foco diferente, mas todas compartilham um único objetivo: fortalecer o corpo e a mente. Mas, ele ressalta: ”Assim como qualquer atividade física que você venha desempenhar é importante fazer uma avaliação física com um médico e um profissional da área antes de começar a praticar, principalmente quem sofre com problemas nas costas, lombar e joelhos”, encerra.

Confira as modalidades:

BOXE - é uma das mais antigas modalidades de artes marciais do mundo. O esporte de combate usa basicamente os punhos. Trabalha principalmente os membros superiores, como as costas, os ombros e o abdômen. Os praticantes chegam a perder 800 calorias por hora, por meio de técnicas que exigem muita coordenação e concentração. Há melhora no reflexo e no condicionamento físico do aluno, além do aumento da autoestima e do equilíbrio.

MUAY THAI - exige concentração, força, habilidade e reflexo. Pode ser praticado em diversos estilos e as técnicas dependem do professor. Socos, chutes e joelhadas são alguns dos golpes usados na luta, que trabalha principalmente pernas e braços. Chega a perder até 1000 calorias por aula.

JIU-JITSU - consiste em golpes estratégicos e de estrangulamento, sendo indicado para quem procura defesa pessoal. Sua pratica exige muito dos músculos e articulações, o que deixa o corpo definido e chega a gastar até 1000 calorias.

MMA - é um conjunto de artes marciais, podendo ser treinado em pé ou no chão com contato físico. Para a segurança dos alunos é necessário usar proteção em várias partes do corpo durante o treinamento. Cada treino gasta em média 1000 calorias.

KRAV MAGÁ – método de defesa pessoal do exército de Israel tem como base movimentos de explosão e contra- ataque contra possíveis agressões. O objetivo é livrar-se de uma situação de perigo, atingindo o alvo em pontos sensíveis, como olhos e garganta. Malha o corpo inteiro, em especial pernas, braços e barriga e tem um gasto de até 800 calorias por hora.

Últimas notícias