MinC se posiciona contra censura do Facebook no caso Karina Buhr

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 18/09/2015 às 9:55
Ministério da Cultura se posiciona sobre foto de Karina Buhr proibida pelo Facebook
Ministério da Cultura se posiciona sobre foto de Karina Buhr proibida pelo Facebook

selvatica

O ministério da Cultura divulgou um comunicado no qual critica a censura do Facebook a foto que estampa a capa do novo disco da cantora pernambucana Karina Buhr, na qual ela aparece com os seios à mostra. Todos os usuários que postaram a imagem de Selvática tiveram a mesma excluída dos seus perfis por conta de denúncias anônimas. A jornalista Aline Feitosa, uma das primeiras a postar, teve sua conta removida. Veja o texto:

"Em tempo de comunicação em plataformas digitais de empresas globais, o Ministério da Cultura vem atuando para proteger a expressão da diversidade cultural dos povos.

Artistas, instituições, intelectuais, coletivos e ativistas culturais já tiveram seu trabalho cerceado de alguma forma em plataformas de redes sociais. No Brasil, o caso mais recente é o da cantora Karina Buhr. Esta foto da capa de seu novo álbum foi censurada pelo Facebook. O motivo? Seios à mostra.

A censura e o controle da informação ferem o estado de direito e colocam em risco conquistas democráticas no Brasil e em outros países do mundo. Também atentam contra a criatividade e a livre expressão artística e de pensamento.

A página do MinC no Facebook também foi censurada quando publicamos a foto de um casal de índios botocudos no lançamento do portal Brasilianas Fotográficas, da Fundação Biblioteca Nacional"

Últimas notícias