As comemorações pelos 160 anos do Real Hospital Português

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 16/09/2015 às 23:00
Teve "Parabéns pra você" ao Hospital Português
Teve "Parabéns pra você" ao Hospital Português

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 16-09-2015 Assunto: SOCIEDADE - Coquetel de comemoração aos 160 anos do Real Hospital Português. Fotos: Dayvison Nunes / JC Imagem

Alberto Ferreira da Costa era um poço de orgulho nas comemorações dos 160 anos do Real Hospital Português, instituição da qual é provedor. Foi com uma série de eventos que ele, sua equipe e várias autoridades pernambucanas festejaram a data nesta quarta-feira (16). A programação começou com uma Missa de Ação de Graças, realizada na capela do hospital, conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Marcaram presença o prefeito Geraldo Julio com a primeira-dama; Cristina Mello, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Neves e o presidente da Câmara, Vicente André Gome e o secretário estadual de Saúde, Iran Costa (representando o governador Paulo Câmara). O ministro da Saúde, Arthur Chioro, que havia confirmado presença, não compareceu, enviou assessora técnica representando.

O coral do RHP executou os hinos nacional e de Portugal O coral do RHP executou os hinos nacional e de Portugal

O RHP, considerado o maior complexo hospitalar do Norte/Nordeste, ganhou, como parte das comemorações, o Centro Cirúrgico Egas Moniz, do qual o provedor e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, cortaram a fita inaugural. Localizado no terceiro andar, o espaço conta com sete salas de cirurgia, cinco delas inteligentes, ou seja, conectadas sistemas de áudio, vídeo, equipamentos médico s e de comunicação. Alberto Ferreira da Costa, ao lado da mulher, Carmen,  fez questão de mostrar as instalações do centro a cada uma das autoridades que o prestigiaram.

Chicão Trindade foi agraciado por Alberto Ferreira da Costa. Chicão Trindade foi agraciado por Alberto Ferreira da Costa.

O ponto alto ficou por conta da solenidade de entrega das medalhas comemorativas a 13 personalidades no salão nobre do hospital. O médico Francisco Trindade foi agraciado com a Comenda de excelência médica pelos relevantes serviços prestados à saúde. Além de medalha e diploma, teve a alegria de ver seu retrato afixado na galeria de médicos, na biblioteca do RHP. Fez um discurso no qual reviveu seus grandes momentos na vida médica, foi aplaudido com muito vigor pelo público presente. O que mostra, não só o prestígio, mas como é querido e admirado por quem trabalha com saúde.

A diretora de comunicação Laura Areias era uma das mais emocionadas A diretora de comunicação Laura Areias era uma das mais emocionadas

Em seu discurso, Alberto Ferreira da Costa relembrou o início do seu comando à frente do hospital, alguns fatos que marcaram a história do Português e do seu amor pela instituição. "Esse hospital ultrapassou guerras, momentos politicamente dificultosos e está aqui num progresso que causa admiração. Os tempos atuais são difíceis mas é nas dificuldades que nascem os estímulos. Temos médicos capazes de compreender que a medicina tomou novos rumos a caminho da eficiência.  E eu sou movido por esse instinto de não pensar somente em mim, mas também naqueles que precisam de ajuda e eu, na minha árdua luta posso dar-lhes as mãos. Sou português com muito orgulho e brasileiro com muito amor", finalizou.

Teve "Parabéns pra você" ao Hospital Português Teve "Parabéns pra você" ao Hospital Português

Em seguida foi servido um coquetel e o provedor, ao lado da mulher, Carmen cortou o bolo.

-

Últimas notícias