Concreto aparente é tendência de decoração

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 12/09/2015 às 15:41
concreto3 FOTO:

concreto2 Fotos: Divulgação

Com ar rústico e despojado, o concreto aparente se tornou uma tendência de ambientação. Segundo a arquiteta, sócia-diretora da Concrepoxi Artefatos e associada do Sinprocim Renata Gaudêncio, o material aparente foi destaque na década de 70 dentro da corrente do Brutalismo, que buscava ressaltar a "verdade estrutural" das edificações, deixando expostos os elementos formadores da estrutura, feitos em concreto armado. “Agora, ele está de volta, mas dessa vez com uma maior diversidade de soluções pré-fabricadas em forma de elementos de revestimento, vedação e estrutura”, explica.

concreto4

Para ela, o resultado é bem descolado. Além disso, seu aspecto mais embrutecido, com pegada industrial, traz um ar de modernidade, sustentabilidade e inovação aos espaços e também contrasta muito bem com elementos mais clássicos e tradicionais. Sozinho ou agregado a outros materiais como madeira, vidro e metal, dando vida e estilo ao espaço em que está inserido. “Também estão chegando com tudo os blocos de concreto coloridos. Pigmentados com óxido de ferro, eles podem reduzir etapas da obra de revestimento na construção, e trazem um efeito diferenciado aliado a redução de custo”, diz Renata.

concreto3

Na lista de possíveis criações, destaque para bancadas de cozinha, painéis, estantes e até mesmo cabeceiras de camas. Quando o assunto é a parede, vale apostar no concreto em todos os ambientes da casa, até mesmo em fachadas. “Não há restrições, desde que a aplicação seja bem feita”, ressalta Alexandre Fernandes, gerente de Trade Marketing da Ferreira Costa.

Últimas notícias