Óleo de coco: realmente faz bem à saúde?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 01/09/2015 às 17:39
Pão integral com óleo de coco. Fotos: DIvulgação
Pão integral com óleo de coco. Fotos: DIvulgação

Os poderes do óleo de coco Os poderes do óleo de coco

Quem segue uma dieta equilibrada e se preocupa com o corpo, certamente já se deparou com a seguinte pergunta: o óleo de coco realmente faz bem para a saúde? O ingrediente ainda gera bastante controvérsia entre médicos e nutricionistas, mas uma coisa é certa: ele é um alimento rico que, se for consumido de forma adequada, pode fazer maravilhas pelo organismo, como melhorar o funcionamento do sistema imunológico e digestivo, acelerar o metabolismo e reduzir o colesterol, além de ter benefícios estéticos, como combater o envelhecimento precoce e melhorar a saúde da pele e cabelos.

Para a nutricionista Alessandra Luglio, é preciso ter em mente que o óleo de coco não se trata de um composto miraculoso e nem é capaz de resolver todos os problemas sozinhos. “É importante que, além de consumir o óleo de coco, mantenha-se uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras solúveis e ácidos graxos essenciais, como o ômega 3”, explica a especialista. Ela alerta, ainda, para a importância de o ingrediente ser consumido em seu estado virgem. “Tudo que é industrializado perde um pouco de sua propriedade nutricional. Por isso as melhores marcas de óleos de coco são as que possuem preparo orgânico. Assim, além de consumi-lo puro, é possível utilizá-lo no preparo de receitas, como substituto para o azeite e a manteiga, pois, quando submetido à altas temperaturas, ele não perde suas propriedades”, finaliza.

Confira algumas receitas

Pão integral de banana com nozes*

Pão integral com óleo de coco. Fotos: DIvulgação Pão integral com óleo de coco. Fotos: DIvulgação

INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

1 xícara (chá) de farinha de aveia

½ xícara (chá) de óleo de coco

1 pitada de sal

1 ovo

½ xícara (chá) de água

3 bananas

2 colheres (sopa) de mel

Canela em pó a gosto

150g de nozes picadas

1 colher (sopa) de açúcar demerara

Modo de preparo:

Em um processador, misture a farinha de trigo integral, a farinha de aveia, o sal e o óleo de coco. Bata bastante. Em seguida, acrescente um ovo e bata mais até misturar tudo. Adicione a água e bata até formar uma massa. Pique as bananas e adicione à massa, junto com o mel, a canela e as nozes. Misture delicadamente com o auxílio de uma colher. Em uma forma untada com óleo de coco, coloque a massa e deixe assar por 33 minutos ou até que fique dourado, a 180°C.

Banana com gergelim*

Banana com gergelim Banana com gergelim

INGREDIENTES:

2 bananas prata

1 colher de sopa de óleo de coco

2 colheres de sopa de gergelim preto

Canela a gosto

Modo de preparo:

Espalhar o óleo de coco na frigideira e colocar as bananas por cima, espere dourar dos dois lados e coloque o gergelim e a canela.

*Receitas cedidas pela GreenMix

Últimas notícias