Como montar uma horta em casa. Veja dicas

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 27/07/2015 às 17:50
Fotos: Reprodução/Internet
Fotos: Reprodução/Internet

Saudável e revigorante. Poucos prazeres são mais gostosos do que cultivar uma horta em casa. Melhor: preparar um almoço, jantar ou até mesmo um chá com ingredientes colhidos por você mesmo, cultivados sem veneno e cheio de amor. Isso não é privilégio apenas de quem mora em uma casa com quintal. Há também alternativas para quem mora em apartamento. O Social1 dá algumas dicas:

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

Vasos

Escolha vasos retangulares, não tão profundos nem muito rasos. Algumas plantas conseguem se adaptar bem com outras no mesmo recipiente, como manjericão, pimenta, orégano e salsinha. Já a hortelã e o trigo são espécies que crescem se ramificando, então é importante ficarem sozinhas em vasos retangulares. Os modelos de plástico são uma opção, porém devem ser fechados para reter a umidade e o calor. Outra opção são os de terracota, porosos e com melhor evaporação da água, evitando o encharcamento. Melhor ainda pensar de forma sustentável e lembrar que alguns recipientes de vidro e plásticos - que provavelmente iriam para o lixo - podem ser reaproveitados como ótimos vasos.

patricia-horta-732x412

Terra

Preparar o solo é uma parte importante do processo: misture metade de terra com composto orgânico ou húmus de minhoca, uma espécie de nutrição para a planta. Como a horta vai ser cultivada em vasinhos, vale colocar pedras ou cacos de cerâmica no fundo para facilitar o escoamento da água.

com-um-jogo-de-vasos-e-um-pratinho-de-ceramica-e-possivel-fazer-uma-pequena-hortinha-vertical-ou-floreira-que-tambem-vai-atrair-os-passarinhos-a-arquiteta-soraia-vitiello-da-gaia-1366224856804_751x500

Luz

É importante que as plantinhas fiquem expostas ao Sol pelo menos por algumas horas. Quanto mais escura for sua casa, mais importante que o vaso esteja perto da janela. Outra coisa fundamental é a água: todo dia mate a sede delas, mas cuidado para não afogá-las. A melhor alternativa para saber se sua planta precisa ou não de água é colocar o dedo na terra e ver se ela está úmida e grudando. Se sim, não precisa regar mais.

Pragas

Importante: se perceber que as plantas estão sendo invadidas por pragas, não use veneno de forma alguma. Há formas naturais de aniquilar o inimigo, a exemplo do Neem, um repelente natural que combate pragas.

horta6

Para quem gosta de maior praticidade, o dispositivo Plantui Smart Garden é capaz de cultivar, através do método hidropônico, ervas, temperos, verduras e flores sem precisar de terra. O aparelho possui um borrifador automático e um sistema de iluminação baseado em espectros de luz fotossintéticos, que correspondem à eficiência da luz solar e são ajustados automaticamente através de diferentes fases de crescimento. Portanto, é possível cultivar uma horta durante todo o ano, independente da estação ou condição climática. Sem contar que o recipiente consegue comportar até seis plantas já crescidas.

Últimas notícias