Confira dicas de etiqueta para padrinhos e madrinhas de casamento

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 04/07/2015 às 16:02
Fotos: Ednaldo Bispo/Divulgação
Fotos: Ednaldo Bispo/Divulgação

Escolher cada detalhe de um casamento é uma tarefa árdua, mas uma das decisões mais difíceis é em relação aos padrinhos e madrinhas. A etiqueta e a tradição mandam que os noivos optem com razão e emoção e os escolhidos devem fazer jus ao convite. À frente do RM Cerimonial, as irmãs Roberta e Mônica Santiago dizem que é importante seguir algumas regras. Entre elas, desligar o celular. “É importante estar focado na celebração, ser gentil com todos os demais convidados, estar sempre disponível para fotos e ajudar aos noivos caso eles precisem”, informa Roberta.

Fotos: Ednaldo Bispo/Divulgação Fotos: Ednaldo Bispo/Divulgação

“Optar por padrinhos que dão o melhor presente está fora de moda, o importante é o afeto e vínculo que o casal tem com a dupla. No caso de ser escolhido como padrinho de um casamento, faça o melhor que você puder, mas dentro de suas possibilidades. Não há necessidade de perguntar à noiva o que ela quer ganhar, apenas informe-se onde os noivos deixaram a lista e escolha uma opção”, ensina a profissional.

“ A noiva pode atrasar, mas as madrinhas e padrinhos nunca. Pelo contrário, ambos devem chegar ao local da cerimônia com bastante antecedência, para participar da entrada”, diz a cerimonialista Mônica Santiago.

CASAMENTO 10

Na festa, não tenha pressa e entre correndo para pegar uma mesa ou o melhor lugar. Certifique-se a respeito do mapeamento do salão ou das mesas reservadas e, ao menos no primeiro momento, respeite o layout feito pelos noivos. Não leve nada da festa sem permissão. O kit toalete, com analgésicos, antiácidos, curativos e balinhas, entre outros, está lá apenas para emergências.

É óbvio, mas não custa repetir: o vestido da madrinha de casamento não pode ser branco (ou tons muito claros, como marfim e champanhe) e nem preto, a não ser que essa seja uma solicitação da noiva. Se ela pedir que as madrinhas usem uma cor específica ou algum modelo de vestido (longo, longuete ou curto) respeite e de maneira alguma apareça no dia do casamento com uma escolha diferente. Caso a noiva não tenha dado nenhuma orientação, ligue para ela antes de decidir sobre seu vestido e informe pelo menos a cor que pretende usar no dia.

Últimas notícias