Confira dicas de viagem para curtir o inverno no Brasil

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 01/07/2015 às 17:25
Urubici
Urubici

O inverno é, sem dúvidas, a época mais charmosa e aconchegante do ano. As baixas temperaturas e as férias escolares são ótimas desculpas para fugir da correria das grandes cidades e curtir o friozinho de modo bastante especial em diversos lugares do Brasil. Vários locais oferecem boas opções de compras, trilhas, gastronomia e badalação. Confira as dicas de Sandra Morais, da MB Turismo:

Monte Verde (MG)

Aproveitar o friozinho nas charmosas pousadas, que oferecem banheiras de hidromassagem e lareiras, por exemplo, é apenas uma das atividades para se fazer em Monte Verde. Outra dica é comer um delicioso fondue, servido em diversos restaurantes, e aproveitar para passear pelo centrinho da cidade. Para os aventureiros, basta seguir as trilhas que levam a ótimos mirantes da Mantiqueira.

Tiradentes (MG)

O centro histórico da pequena cidade mineira é a grande atração para os visitantes. Entre os principais pontos turísticos do local estão as igrejas, entre elas a Matriz de Santo Antônio, uma das mais antigas do Brasil, o museu da Liturgia e o Chafariz de São José. O passeio de Maria Fumaça, entre São João del Rei e Tiradentes, é outra boa dica para quem visita a cidade.

Gramado (RS)

Gramado Gramado/ Fotos: Divulgação

Com temperaturas que podem ser negativas no inverno, Gramado atrai turistas o ano inteiro. A charmosa Rua Coberta, que é uma galeria protegida por um telhado de vidro e trepadeiras, reúne bares, cafés e bistrôs e é ideal para um passeio e um chocolate quente. No jantar, prove uma fondue em um dos restaurantes suíços estrelados da cidade: Belle Du Valais ou Le Petit Clos. Aproveite para visitar os museus de Gramado, como o Hollywood Dream Cars, ou o zoológico da cidade.

Morretes (PR)

Uma boa maneira para quem quer conhecer Morretes e Antonina é começar embarcando no antigo trem da Ferrovia Curitiba-Morretes-Paranaguá que sai da capital paranaense. No trajeto, de aproximadamente três horas, o trem passa por pontes, viadutos, cachoeiras e vegetação exuberante. Ao chegar em Morretes, não deixe de passear pelas estreitas ruas da cidade e comer o tradicional “barreado”, que consiste em uma porção de carne cozida por horas dentro de uma panela de barro com tampa vedada. Uma opção de restaurante que oferece o prato é o Armazem Romanus, no centro da cidade. Depois de comer o barreado, aproveite e estique o passeio até a charmosa Antonina.

Guaramiranga (CE)

Guaramiranga Guaramiranga

Para chegar até o município serrano de Guaramiranga, é preciso percorrer 110 quilômetros a partir de Fortaleza. Com temperaturas que variam de 18 a 25ºC, o município encontra-se a 865 metros de altitude. Entre as principais atrações estão os mirantes naturais, como o Pico Alto, cachoeiras, trilhas e eventos culturais, como o Festival Nordestino de Teatro.

Campos do Jordão (SP)

A cidade é ideal para quem gosta de frio e badalação. Caminhar pelas lojas e bares da Vila Capivari é um programa clássico, terminando com uma boa cerveja na Baden Baden. As baladas também são outro grande atrativo da cidade. Para quem curte a natureza, vale o passeio de teleférico e a visita ao Horto Florestal.

Urubici (SC)

Urubici Urubici

Para quem gosta mesmo de baixas temperaturas e tem esperança de ver neve no Brasil, Urubici pode ser o lugar ideal para o inverno. Bucólica, a cidade é charmosa, possui boas opções gastronômicas e tem uma paisagem formada por montanhas, araucárias, cascatas e cachoeiras.

Últimas notícias