Saiba os requisitos necessários para pilotar um barco

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 06/06/2015 às 9:00
Foto:  Thais Carvalho/Divulgação
Foto: Thais Carvalho/Divulgação

Foto:  Thais Carvalho/Divulgação Foto: Thais Carvalho/Divulgação

O mercado náutico brasileiro parece ir de vento em popa. Só no último ano, o segmento cresceu 10% segundo pesquisa da Associação Brasileira de Construtores de Barco, a Acobar. Cada vez mais, as pessoas investem nas embarcações para atividades de lazer e até mesmo como meio de transporte para viagens de curta distância. Antes de realizar a compra do primeiro barco, entretanto, é necessário estar com a documentação em dia e atender aos requisitos da Marinha Brasileira.

O empresário José Pinteiro, a frente do estaleiro Ecomariner, alerta que, assim como acontece com os automóveis, é necessário uma habilitação específica para que se navegue legalmente. “A partir dos oito anos já é possível conseguir a permissão para conduzir embarcações à vela sem propulsão a motor, desde que a criança esteja acompanhada do responsável legal”, destaca. Nesse caso, o condutor é dispensado da prova teórica, mas precisa apresentar uma declaração da marina ou do clube náutico do qual participa, afirmando a conclusão do curso prático de condução à vela.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Já para embarcações de maior porte, além da prova teórica, o condutor precisa apresentar um requerimento, ficha de inscrição, e uma série de documentos como comprovante de residência, e cópia do RG e do CPF, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade ou atestado médico comprovando bom estado de saúde física, mental, auditiva e visual do condutor. Em alguns casos também é necessário apresentar o comprovante de conclusão do curso prático com três ou seis horas de duração, de acordo com a embarcação escolhida.

Apesar da burocracia, Pinteiro afirma que o processo é bastante tranquilo. “É um procedimento feito de forma padrão em todos os estados brasileiros e tende a ser rápido e eficiente”, afirma, acrescentando, ainda, que os requisitos vão além da documentação. “Equipar o barco é o segundo passo mais importante para uma navegação segura”, destaca o empresário. De acordo com as normas oficiais da Marinha, todas as embarcações precisam estar providas de cartas náuticas, roteiros, listas de faróis, avisos aos navegantes, tábuas das marés e outras publicações de auxílio à navegação que possam ser necessárias no decorrer da viagem.

Últimas notícias