Surfe é uma alternativa radical e anti-estresse para manter corpo e mente saudáveis

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 26/05/2015 às 11:30
22 FOTO:

socialFitness barra

Aliar a prática de exercícios com uma bela vista para o mar parece perfeito. E para Sérgio Rocha, que dá aulas de surfe e pratica há 15 anos, é perfeito mesmo. "O surfe é um constante aprendizado. Ele mexe com tudo, com a mente, com o corpo, com a respiração... Você está em movimento o tempo inteiro, seja para entrar no mar e para remar. É uma malhação intensiva", complementa. Surfar virou uma alternativa - radical e ao mesmo tempo tranquilizante - para quem busca bem estar e um corpo saudável.

Sérgio publica fotos em seu Instagram de suas aulas Sérgio publica fotos em seu Instagram de suas aulas. Foto: Fernando Baggi/Reprodução

As aulas de Sérgio são feitas na praia de Maracaípe, litoral sul de Pernambuco, próximo ao Pontal. Com duração de 1 hora, ele dá atenção individual a cada aluno que o procura para marcar as aulas. "A evolução é lenta, mas é certeza que a pessoa surfando, independente da idade. A partir dos 5 anos eu já posso começar a ensinar", explica. "Alguns têm medo de água e, quando eu vejo que a pessoa está com dificuldade, eu trabalho o psicológico, vou conversando e a deixando mais leve e descontraída. Dou aula quando a maré está seca e as ondas estão pequenas, não há perigo e é essa segurança que passo aos alunos".

Pureza Freire prova que não há idade para aprender a surfar Pureza Freire prova que não há idade para aprender a surfar

Uma das alunas é Pureza Freire, de 64 anos, e Sérgio não poupa elogios à ela. "Ela surfa há pouco tempo, mas surfa muito! Ela faz sempre o que eu peço, como olhar para frente, que é algo que eu cobro bastante. O surfe dela evoluiu bastante". Sérgio também enfatiza que todo aprendizado depende da força de vontade de cada um e que a procura pela prática tem aumentado muito. "O surfe sempre foi procurado, principalmente por mulheres. Depois que Gabriel Medina foi campeão mundial do esporte, esse interesse aumentou e vejo isso de maneira muito positiva. Muitos nutricionistas e pessoas que têm práticas saudáveis buscam no surfe uma maneira de se exercitar, mas também de se divertir.

11349835_918448258212710_1122429817_n

Nas primeiras aulas, Sérgio aprende a "descer da onda", sempre orientando a olhar para frente, flexionar o joelho para se equilibrar e baixar o braço, princípios básicos para já entrar no mar. De acordo com a evolução de cada um, ele já ensinar a colocar a prancha de lado para pegar a linha da onda e a sentir. Com o tempo os alunos já vão se acostumando com o movimento e vão aceitando novos desafios.

Últimas notícias