Maracatu de Baque Solto e Cavalo Marinho são Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 25/05/2015 às 9:30
Paulo Câmara prestigia o ato em Nazaré da Mata
Paulo Câmara prestigia o ato em Nazaré da Mata

Paulo Câmara prestigia o ato em Nazaré da Mata Paulo Câmara prestigia o ato em Nazaré da Mata

O mais antigo terreiro em atividade no Estado, o Maracatu Cambida Brasileiro, na zona rural de Nazaré da Mata, foi palco da cerimônia que oficializou com o título, recebido em 2014, de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil os maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho. Paulo Câmara estava presente na comemoração para prestigiar o ato. "É um passo importante a imaterialidade de expressões culturais tão antigas, mas tão atuais, onde as pessoas se divertem e repassam para as gerações. Os maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho representam a cultura de Pernambuco há muito tempo; eles precisavam desse fortalecimento", destacou o governador.

Com as titulações dos maracatus de Baque Solto e do Cavalo Marinho, Pernambuco se consolida como o Estado com o maior número de manifestações culturais com título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil: são oito no total. Hoje, 36 manifestações possuem o título no País.

maracatu-rural-deyvid-saborido Foto: Deyvid Saborido/Reprodução

Presidente da Associação de Maracatus do Baque Solto de Pernambuco, mestre Manoel Salustiano afirmou que a titulação é mais uma vitória da cultura popular. "A gente se emociona porque é mais uma vitória que a gente tem, de um povo negro e pobre, mas que é rico na cultura, doutor na sua arte. É um momento importante você ver um governador dentro de um terreiro, dentro do mato, do engenho. Então, é mais um degrau que a gente subiu", afirmou.

Últimas notícias