Os prós e contras da corrida noturna

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 12/05/2015 às 8:54
Saiba prós e contras da corrida noturna
Saiba prós e contras da corrida noturna

socialFitness barra

Correr é certamente um dos exercícios mais praticados por quem projeta uma vida saudável. Seja para competir, para fugir das esteiras ou uma forma de aliviar o estresse, as corridas acabam tendo dificuldades de se encaixar em rotinas cada vez mais cheias. Para os que não têm tempo durante o dia ou pouca disposição para acordar cedo, a dica é apostar nas horas da noite.

Fotos: Reprodução

Os prós da corrida noturna já começam pela temperatura. Enquanto pela manhã e à tarde o sol talvez teime em atrapalhar, à noite a temperatura mais confortável dá mais disposição ao corredor. Porém, é bom lembrar que, devido ao clima mais frio, os músculos ficam mais contraídos sendo importante um alongamento mais intenso. Outro ponto importante para ser lembrado é o da ingestão de água. Pela manhã ou à tarde, a sede é bem mais latente do que à noite, então, durante a corrida noturna, a sensação de sede já pode indicar sinais de desidratação.

16232099

Outra vantagem é que, uma vez que a corrida se torna a última atividade do dia, não há a necessidade de terminá-la tão rapidamente e nem marcar uma hora para ser concluída. Ou seja, as distrações são menores no período noturno podendo proporcionar um maior tempo correndo. Mas é bom se ligar no tempo: é indicado correr até três horas antes de ir pra cama, uma vez que a atividade libera endorfina, que causa euforia.

A alimentação é essencial em qualquer período do dia. Para quem preferir o período noturno, é bom realizar boas refeições durante o dia e a tarde, além de não esquecer de tomar líquidos entre uma refeição e outra. O lanche da tarde é primordial para a noite, é indicado ingestão de coisas leves como barras de cereais, suco, integrais, iogurtes.

nightrun_divulgacao_1 Corredores com headlamps

O cuidado em percursos à noite é redobrado. Acessórios como headlamps e camisas e tênis que refletem ao bater a luz de carros são indicados, ou roupas claras para serem vistas facilmente, além de avisar aos familiares sobre o percurso que será feito e levar dinheiro para imprevistos.

Últimas notícias