Charlize Theron incentiva mulheres a exigirem salários iguais aos dos homens

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 08/05/2015 às 14:20
charlize-theron1 FOTO:

charlize-theron1

Após negociar salário igual ao do coprotagonista de seu novo filme, Charlize Theron conclamou outras mulheres a se manifestarem quando o assunto é salários iguais. A atriz disse ter ficado revoltada quando e-mails vazados da Sony mostraram uma diferença no valor pago a homens e mulheres pelo filme Trapaça, e insistiu em receber o mesmo que seu colega de elenco Chris Hemsworth no filme Branca de Neve e o Caçador.

“Tenho que lhes dar crédito, porque assim que pedi eles concordaram”, declarou Charlize em uma entrevista para a revista britânica Elle UK. “Eles não relutaram. E talvez essa seja a mensagem: precisamos simplesmente bater o pé.” A loura ainda afirmou que as mulheres precisam lutar pela igualdade e ter orgulho de serem feministas. “Este é um bom momento para pleitearmos justiça nisso, e as garotas precisam saber que ser um feminista é uma coisa boa. Não significa que você odeia os homens. Significa direitos iguais”, disse Charlize, que estará nos cinemas este mês no filme de ação Mad Max.

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) deste ano alertou que a renda global das mulheres continuará atrás da dos homens nos próximos 70 anos se a disparidade salarial continuar a ser reduzida no ritmo atual. Em todo o mundo, as mulheres ganham 77 % dos valores pagos aos homens, cifra que melhorou só três pontos percentuais nos últimos 20 anos, informou a OIT.

Últimas notícias