Os benefícios físicos e espirituais da Ioga

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 05/05/2015 às 9:42
alongamento-yoga FOTO:

socialFitness barra

Na semana que antecede o Dia das Mães, o Social1 trouxe uma listinha do que dar de presente nesta data tão especial. Um dos presentes é oferecer para a mamãe sessões de ioga, que relaxam e dão equilíbrio para um cotidiano muitas vezes conturbado. Os benefícios da prática são muitos, como manter-se saudável, aliviar as dores e doenças respiratórias, diminuir o estresse, aumentar o desempenho sexual, melhorar a auto-estima e propor um auto-conhecimento.

yoga-tree Fotos: Reprodução

O diferencial da ioga é apostar não só em resultados físicos, mas também melhorar psicologicamente e espiritualmente a vida de quem a pratica. Essa atividade é originária da Índia e é bastante aplicada no hinduísmo e budismo. "Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Ioga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Ioga manifesta seu poder", é como descreve o livro hindu Upanixade Shvetashvatara.

alongamento-yoga

Para as mamães grávidas ou com filhos recém-nascidos, o exercício da Ioga ajuda no parto e também na recuperação. Isso se dá porque a terapia ajuda na flexibilidade do corpo permitindo carregar o excesso de peso sem muitas dificuldades. Como já foi dito durante o texto, a Ioga também auxilia na diminuição das dores, o que é importante para a mamãe que sofre com dores nas costas devido à gravidez. Na hora do parto, os exercícios respiratórios são colocados em prática e ajudam a manter o controle. Depois de dar à luz é aconselhável esperar até três semanas para retornar à Ioga.

Não tem idade para começar a fazer Ioga Não tem idade para começar a fazer Ioga

A flexibilidade não vem do nada e precisa ser exercitada antes de partir para as posições mais avançadas. Quem pretende começar a Ioga, é indicado procurar um local que ofereça as sessões, em vez de se aventurar sozinho, o que pode causar lesões duranta a tentativa. Os movimentos são suaves e ao longo do tempo outras posições mais avançadas se tornam fáceis de serem feitas. Essa suavidade reflete também na maneira de ver o mundo, dando um toque mais leve à personalidade de quem a pratica.

O dias atuais, com seus longos trânsitos e uma carga de estresse muito forte, suplicam por paz interior. Patañjali, cujo nome foi atribuído aos escritos do Yoga Sutras, trata a atividade como um controle das ondas de pensamento. É necessário tranquilizar a mente e purificar o ego para alcançar o estado do "ser" interior. Ainda segundo ele, o Ioga tem como proposta uma viagem interior. Como um avião que sobrevoa as nuvens, a Ioga ajuda as pessoas a "sobrevoarem" suas turbulências. A positividade da mente é que torna o "ser" uma pessoa feliz sem depender de objetos materiais ou pequenas situações.

Por fim, a Ioga é algo para ser feito todos os dias e aperfeiçoar a cada dia que passa. Um presente não só para as mães, mas também para ser feito em família ou entre amigos. Uma mente saudável é um ponto principal de um corpo igualmente saudável.

Últimas notícias