Roteiro de restaurantes para passar uma Páscoa longe da cozinha

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 02/04/2015 às 8:58
Veja roteiro de restaurantes abertos no feriado da Semana Santa
Veja roteiro de restaurantes abertos no feriado da Semana Santa

A Semana Santa é um período quando todos se preparam para degustar os pratos deliciosos que são consumidos tradicionalmente nessa época. Para quem não quer se dar o trabalho de encarar o fogão, o Social1 traz algumas dicas de restaurantes que oferecem pratos e sobremesas para uma alimentação deliciosa.

Leia Mais:

Mesa de Páscoa fora de casa

Outback Steakhouse, conhecido pela suas carnes, tem pratos para quem for comer na Semana Santa. Um bom exemplo é o Crispy Calamari. A entrada traz cortes de lulas empanadas, servidas com molho Tartare ou o tradicional Marinara. Também tem o Gold Coast Coconut Shrimp, que traz seis camarões empanados com coco ralado, servidos com o molho Marmelade. Para a sobremesa, o chocolate Thunder from Down Under, uma das sobremesas mais pedidas do local e que harmoniza com o clima da Páscoa.

Crispy Calamari Crispy Calamari do Outback

Executados pela chef Izabel Dias, o Sururu ao Coco, o Quibebe, o Vatapá, Bobó de camarão, Feijão de Coco, Peixe ensopado com coco são boas pedidas para quem vai almoçar na Casa dos Frios, aberto de meio-dia até às 15h nos dias da Semana Santa. Localizado na Avenida Rui Barbosa, o estabelecimento oferece ainda mais de mil rótulos de vinhos tintos, brancos, frisantes e espumantes.

Sururu ao coco da Casa dos Frios Sururu ao coco da Casa dos Frios

Para passar a data religiosa, o chef Leonardo Max, do restaurante Seu Boteco, localizado no Recife Antigo, separou um prato que já dá o que falar na casa, mas que será o carro chefe deste feriadão: A moqueca de Peixe e Camarão. O prato, que serve duas pessoas, pode ser degustado todos os dias da Semana Santa, uma vez que o restaurante ficará de portas abertas. Ele também oferece ostras, lambretas e casquinhos de caranguejo da casa.

Foto: Vinicius Ramos/Divulgação Foto: Vinicius Ramos/Divulgação

O restaurante Pobre Juan, que fica no shopping RioMar, traz a edição limitada do seu Bacalao Sebastián, prato principal composto de lombo de bacalhau marinado em azeite de alecrim assado na brasa e batata ao murro sobre a caminha de vegetais, disponível no cardápio até o dia 5 de abril. Outra opção é o Black Cod, peixe servido ao molho citron, com crispy de alho poró e aspargos grelhados.

Bacalao Sebastián do Pobre Juan. Foto: Tadeu Brunelli/Divulgação

Na Zona Sul, o Spettus Boa Viagem funcionará durante todos os dias da Semana Santa, no almoço e no jantar. Para isso, o restaurante reforçou suas opções de peixes e frutos do mar, com Bacalhau, Lagosta, Polvo, Camarões e Mariscos, além do conhecido Buffet Japonês, com sushis e sashimis. As mulheres têm desconto de 40% até o fim de abril.

Lagostas - Spettus Boa Viagem Lagostas do Spettus Boa Viagem

A Semana Santa da Villa Foria Pizzeria & Ristorante, localizada na Rua das Graças, que vai abrir todos os dias no feriado, será recheada de opções de peixes e chocolate. A pedida para a Sexta-feira da Paixão são os peixes, como o Filé de Pescada Amarela com Chutney de Pimenta, acompanhado de risoto de limão siliciano e Salmão com Molho de Laranja e Mel, que vem com risoto de cream cheese. Como não pode falta chocolate na Páscoa, a Villa Foria conta pizzas de Sonho de Valsa, Morango com Nutella e a de Ouro Branco.

Pizza com Morango e Nutella. Foto: Paulo Romão/Divulgação Pizza com Morango e Nutella. Foto: Paulo Romão/Divulgação

Para celebrar o período da Páscoa, a Cozeart oferece refeições especiais, desde as entradinhas, passando pelas saladas, até a sobremesa. Entre as pedidas para o feriadão estão os Canapé Caby Cake de Bacalhau, Cuscuz Marroquino com Manga e Camarão, Trouxinha de Salmão com Mel e Mostarda, entre outros. Para sobremesa tem o Raviólis de Cacau Recheado com Trufas Brancas ao molho de frutas vermelhas e ovos de páscoa com brigadeiros gourmet, todos feitos artesanalmente na cozinha da própria Cozeart.

Trouxinha de Salmão com Mel e Mostarda

No Cucina De’ Carli a Semana Santa é de muito sabor e prazer na hora da refeição. O restaurante italiano funciona durante a quinta, sexta e sábado, trazendo para o almoço, alguns pratos exclusivos do jantar. São eles: Raviole de Tilápia com Alho-poró servido com molho bechamel e de tomate com manjericão; Anelli de Ricota Espinafre e Amêndoas servido com molho bechamel e de tomate com manjericão; Canelone de Alho-poró e Ricota Defumada servido com molho de parmesão e mussarela gratinado.

Anelli de Espinafre e Amêndoa Anelli de Espinafre e Amêndoa

Inaugurado no ano passado, no Pina, o Toscana Trattoria, restaurante italiano contemporâneo, oferece para os clientes opções de saladas, massas e sobremesas. Entre as  sugestões do chef Thiago Vitta é a Grigliata Di Pesce Mista que tem Lagostin, camarões, polvo, filé de peixe grelhados na lenha, cobertos com anéis de lula crocante, servidos com batatas rústicas, maionese caseira, molho pesto de rúcula.

Grigliata Di Pesce Mista Grigliata Di Pesce Mista

Para o almoço de Páscoa, o chef português Fernando Fonseca, nome à frente do Restaurante Paiva Grill, no Sheraton Reserva do Paiva, criou um menu especial. O chamado Festival de Bacalhau apresenta diferentes pratos, que serão harmonizados com vinhos especiais. Entre as opções estão Bacalhau assado com batatinhas a murro, pimentões, espargos e vinagrete de salsa, Bacalhau salteado com orégãos, vegetais e couve frita, e Risoto de bacalhau com espinafres, cebolinho e estaladiço de queijo grana. Durante o feriado, o Paiva Grill funcionará, das 12h30 às 16h.

Bacalhau assado com batatinhas a murro, pimentões, espargos e vinagrete de salsa Bacalhau assado com batatinhas a murro, pimentões, espargos e vinagrete de salsa

Na Avenida Rui Barbosa, O Pátio Café oferece pratos tradicionais da casa, como o Pescado na Manteiga, com filé de pescado grelhado na manteiga de ervas, servido com camarões e risoto de limão siciliano; o Risoto de Camarão, com Camarão ao creme de espinafre com queijos nobres e tomates frescos e o Salmão Marinado, com salmão marinado no suco de maracujá e grelhado acompanhado de ravióli de alho poró em cama de creme de limão.

Pescada na manteiga de ervas

Em clima de Semana Santa, os chefs Hugo e Júlio Prouvot preparam um cardápio especial harmonizando com os vinhos da casa, o Restaurante Provout. Dentre os pratos principais: bacalhau ao forno, creme de batata e alho porró e brócolis e azeite aromático. Como chocolate também é sinônimo de Páscoa, o Bolo mousse de chocolate amargo com chantilly de laranja entra como opção de sobremesa, combinando com o sabor dos pratos de bacalhau e com o teor dos vinhos.

provout Camarão com risoto Shitaque

Para os viciados em sanduíches, o Kwai Burger, com unidades na Jaqueira e em Boa Viagem, vai estar aberto ao público na sexta das 12h às 01h; no sábado, das 12h às 01h30; e no domingo, das 15h às 23h. Para fugir da carne bovina, vale apostar no Ponte do Igapó Né!, cuja carne é substituída pelo camarão empanado, que aparece acompanhado de bacon grelhado, queijo brie e molho teriaki.

Ponte do Igapó Né Ponte do Igapó Né

O Clube de Máscaras O Galo da Madrugada possui um restaurante chamado Varanda do Galo, que funciona na sede do bloco, na Rua da Concórdia, de segunda à sexta-feira, das 11h às 16h. O Varanda oferece, em especial para a Semana Santa, o bacalhau A La Gareiro. O prato é feito com bacalhau do Porto de lombo alto, que vai ao forno regado a azeite extra virgem, ervas finas, e acompanha tomate seco, batas ao murro e arroz branco. A iguaria possui os créditos da chef Celina Bertholini.

Bacalhau A Lagareiro _ Varanda do Galo A La Gareiro

 

Chiwake e Chicama

Até o 12 de abril, o chef Biba Fernandes oferece o Festival Peruvian y Choco no Chiwake e Chicama. O menu especial é composto por entrada, formada por tiradito de bacalhau sob bolinho de tapioca com castanhas-do-pará e azeite de azeitona azapa; prato principal, feito com confit de bacalhau com batatas, vagem torta, brócolis, tentáculo de polvo grelhado com azeite de alho e ají; e sobremesa de mousse de chocolate orgânico peruano com pistache e banana flambada no saquê com chocolate, doce de leite e castanha-do-pará.

Confit de bacalhau com batatas, vagem torta, brócolis, tentáculo de polvo grelhado com azeite de alho e ají. Foto: Juliana Bandeira/Divulgação Confit de bacalhau com batatas, vagem torta, brócolis, tentáculo de polvo grelhado com azeite de alho e ají. Foto: Juliana Bandeira/Divulgação

Últimas notícias