No Recife, empresas nascem no Instagram

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 31/03/2015 às 19:21
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet Foto: Reprodução/Internet

Criado em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e seu sócio Kevin Systrom, o Instagram pode ser mais do que uma ferramenta de compartilhamento de imagens. Com a ajuda do aplicativo, muitas empresas virtuais se firmam sem ter que recorrer a plataformas como sites, que muitas vezes precisam de investimentos em hospedagem e criação de layout. A rede social, que atingiu mais de 300 milhões de usuários no ano passado, ultrapassa os números do Twitter e é útil para muitos empreendedores faturarem mais.

Foto: Reprodução/instagram Foto: Reprodução/instagram

Apesar de não ter uma fórmula exata, o aplicativo é muitas vezes a principal escolha de quem não tem um estabelecimento físico e quer divulgar seu trabalho, como é o caso da empresária Juliana Soares, à frente do Camarim da Ju. Trabalhando há quase dois anos com uma loja online de roupas femininas, sua empresa conta com quase seis mil seguidores e ela destaca a importância da ferramenta para o seu trabalho: "Postando fotos, consigo atingir muitas pessoas. Sempre tem alguém que não me conhece, vê a imagem e se interessa pelo produto". Juliana compara o aplicativo ao Facebook: "Conseguir curtidas na página do Face custa caro e posso contar nos dedos as pessoas que, atraídas por lá, fazem compras. Já no Insta, tenho até feedback".

Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Já a gastrônoma Jéssica Souto, sócia na Love it - Doces Finos, encontra dificuldades em divulgar a loja utilizando a ferramenta: "O Face acaba levando vantagem por ter como divulgar melhor a página, com a opção de impulsionar a publicação". No entanto, Jéssica ressalta a importância de o aplicativo ser cimentado em imagens, o que, para a gastronomia, é fundamental na hora de despertar interesse. "Quem trabalha com comida, principalmente no caso de um estabelecimento online como o nosso, precisa despertar desejo no cliente através dos olhos. Talvez nesse ponto o Instagram seja mais assertivo."

Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Manoel Dambroski, à frente da loja virtual de roupas masculinas Seu Zé, aponta o Instagram como porta de entrada do estabelecimento. Há 4 meses no mercado, a página da marca já possui mais de 600 seguidores e interações frequentes. Manoel explica que os clientes que se interessam pelas peças podem solicitar o serviço de box delivery, em que eles deixam algumas camisas na casa do consumidor e 24h depois passam para buscar.

Para quem quer saber como otimizar o perfil do Instagram, o editor de conteúdo do Portal NE10 Gustavo Belarmino dá umas dicas:

https://youtu.be/gLHUpqwcxvY

No Recife, existe um leque de opções para quem quer comprar produtos através do Instagram, sem precisar sair de casa. O Social1 lista algumas lojas:

Moda:

Colagem: Social1/Divulgação Colagem: Social1/Divulgação

Camarim da Ju - @camarimdaju

Há quase dois anos no mundo virtual, a loja conta com mais de seis mil seguidores e vende roupas para o público feminino. Apesar de ser recifense, a marca faz entregas para fora do estado, com adição de frete.

Sorelle Recife - @sorellerecife

Com mais de oito mil seguidores, a loja existe há um ano e é especializada em roupas e acessórios femininos.

Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Recife Moda & Acessórios - @fgstorecife

Loja Online de roupas e acessórios.

Pindorama - @lojapindorama

Com mais de mil seguidores, a Pindorama é uma loja de confecção de roupas para crianças de seis meses a seis anos.

Seu Zé - @seuzeformen

Com quatro meses de mercado, a loja de camisas masculinas Seu Zé possui mais de 600 seguidores no Instagram.

Vitalina Recife - @vitalinarecife

De acordo com Carol Dreyer e Rodrigo Cavalcanti, da Vitalina Recife, 80% das vendas da loja são resultado da divulgação no Instagram. Com 11 meses de mercado, o perfil no Ig já ultrapassa a marca de quatro mil seguidores. Por lá, sandálias, bolsas femininas e masculinas e objetos de decoração, tudo feito por artesãos de Pernambuco e do interior do Ceará. As entregas não se restringem ao Recife e são feitas pelos Correios.

Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Menina Musa - @menina_musa

Especializada em moda feminina, a Menina Musa trabalha com shorts, blusas, vestidos, sapatos e acessórios para a mulherada.

Carol Agra - @marcacarolagra

Criada pela estilista Carol Agra, a loja é focada em moda e produz roupas e acessórios personalizados. De acordo com Carol, o cliente tem a opção de encomendar uma estampa e as ideias sempre são debatidas com o consumidor, com o objetivo de criar uma peça criativa e que agrade o cliente.

Comidas e Bebidas:

Colagem: Social1/Divulgação Colagem: Social1/Divulgação

Love it Doces Finos - @loveitdocesfinos

Loja especializada em doces finos, brownies, trufas, tortas e cupcakes. As empresárias à frente da marca, Jéssica e Patrícia Souto, ainda destacam os produtos sazonais, como Ovos de Páscoa.

Salads Delivery - @saladsdelivery

Com um cardápio online de pratos leves e saudáveis, a Salads Delivery não deixa seus quase quatro mil seguidores sairem do regime. O cliente solicita o menu por Whatsapp e eles entregam em casa.

Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Caranguejo & CIA Delivery - @caranguejoeciadelivery

Caranguejo, ostra ao coco, arroz de polvo com macarrão e outras delícias fazem parte do cardápio da Caranguejo e Cia Delivery, loja online que atua no Recife e é focado em frutos do mar.

Portal do Chopp - @portaldochoppdelivery

Se a pedida é um chopp, o Portal do Chopp também funciona pelo Instagram e entrega em casa.

Paladar - @paladarcs

A Paladar vende lanches saudáveis, sem lactose, glúten e aditivos.

Biofit Detox Recife - @biofitdetox_recife

No Instagram da Biofit Detox Recife o cliente pode encontrar dicas, receitas e ainda encomendar a dieta da desintoxicação.

Outros:

Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Coffe Box - @coffebox

A Coffe Box trabalha com a confecção de caixinhas para presentes.

Insta Geladeira - @instageladeira

Com o Insta Geladeira as fotos do seu Instagram podem virar ímãs de geladeira.

Orquidearia - @orquidearia

Para deixar a sua vida mais florida, a Orquidearia é um delivery de orquídeas, que funciona de segunda a sábado.

Últimas notícias