Como ter uma boa noite de sono

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 29/03/2015 às 7:37
Noite mal dormida faz mal em vários aspectos Foto: Divulgação
Noite mal dormida faz mal em vários aspectos Foto: Divulgação

Noite mal dormida faz mal em vários aspectos Foto: Divulgação Noite mal dormida faz mal em vários aspectos Foto: Divulgação

Noites de sono adequadas, alimentação balanceada e exercícios físicos regulares são os pilares de uma vida saudável e, lógico, uma boa noite de sono. “Quase metade da população mundial tem algum problema para dormir, mas somente um terço dessas pessoas procura ajuda médica”, alerta o neurologista João Eudes Magalhães, do Hospital Esperança Olinda.

Uma boa noite deve ocorrer por tempo suficiente para que a pessoa descanse e que seja reparador. A quantidade necessária varia de acordo com diversos fatores. Crianças podem precisar de 14 a 15h por dia de sono e essa necessidade diminui com a idade. Adultos precisam em média de sete a oito horas diárias.

Existem vários distúrbios do sono e um dos mais conhecidos é a insônia. Outro problema é a apneia, quando ocorrem paradas da respiração muito frequentes durante o sono. “O mais importante é saber que alguns desses distúrbios podem aumentar o risco de infarto do coração e acidente vascular cerebral. E também podem dificultar o controle de doenças crônicas, como a hipertensão arterial e o diabetes”, afirma o neurologista.

Os principais indícios de problemas do sono são: achar que tem dormido pouco; roncar muito; parar de respirar ou acordar engasgado durante a noite; sentir que o sono não foi reparador; sentir sono excessivo e incontrolável durante o dia; ter comportamentos estranhos durante o sono (como socos e pontapés). O reconhecimento desses sintomas pode ajudar no diagnóstico médico e facilitar o tratamento de problemas que podem afetar de forma importante a qualidade de vida.

Para melhorar, tente ter horários regulares para dormir e acordar; não cochile por muito tempo durante o dia; evite exercício pesado, bebidas alcoólicas, café, alimentos gordurosos ou muito temperados, chocolate ou doces em excesso antes de dormir; use roupas leves e procure ambientes confortáveis para dormir. “O mesmo vale para aparelhos eletrônicos e ver TV na cama, que servem como estimulantes e devem ser evitados. A mente precisa estar relaxada para descansar”, diz Dr João Eudes.

Últimas notícias