Academia é local de inspiração e concentração de Rafa Coutinho

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 24/03/2015 às 12:21
DN180315018 FOTO:

socialFitness barra

Ser cantor definitivamente não é uma tarefa fácil. Rotina de shows em meio a um turbilhão de compromissos no dia a dia, além de manter a boa forma, aparência e ainda ter tempo para compor. Com Rafa Coutinho, vocalista da banda Expresso Folia, não é diferente, mas ele arrumou um jeito leve e fácil de se concentrar nas músicas e se inspirar: malhando. "Eu gosto da academia porque posso conciliar o local com a música. Quando estou na esteira ou fazendo outro exercício, uso esse tempo para decorar músicas que vou colocar no repertório, escutar os shows gravados pela banda ou aprender alguma música nova"

Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

O personal trainer de Rafa, Danilo Maia, está sempre ao lado do cantor, seja para auxiliar nos exercícios ou também como um grande amigo. "Rafael corre na esteira cantando para que a gente também dê resistência às cordas vocais dele, porque também é uma musculatura. Fazemos atividades bem específicas para que ele aguente o 'pique', mantendo não só o nível estrutural em cima do palco, dando equilíbrio e força, mas também a parte estética, que ele também precisa vender a imagem dele".

DN180315018

A relação entre os dois serve também como inspiração para música. "já fiz três músicas pra esse cara", conta Rafa."Danilo é uma fonte de inspiração, ele sempre tem um jargão novo! O refrão de Eu Me Amo foi inspirado nele. Quando eu chegava na academia, Danilo sempre falava para eu ficar igual a ele, daí ele beijava os bíceps falando 'eu me amo, eu me amo' (risos). E dessa brincadeira, dessa descontração dentro da academia, surgiu a música".

DN180315031

Mas mesmo em meio a tanta descontração, o ambiente da academia é um local sério para Rafael, que também procurou uma nutricionista para complementar as atividades e auxiliar na sua alimentação depois dos shows. "A nutricionista passa a dieta de acordo com as minhas necessidades profissionais. Existe uma dieta específica para dias de show, por exemplo. Como saio das apresentações de madrugada, ela me indica sempre comidas leves e de fácil digestão para que eu possa dormir mais leve, mas também saciado", disse o cantor. "Às vezes tenho muita vontade de comer uma parmegiana e não resisto e acabo comendo (risos). Não vou ser radical, mas tenho consciência que tenho que seguir a dieta o máximo possível", confessou.

DN180315092

Com um passado de atleta, jogando no Clube Náutico e se tornando campeão pernambucano de futsal, Rafael voltou a encarar as quadras e também gramados para voltar a praticar esportes. "Quando era mais jovem minha rotina esportiva era bem intensa, mas chegou o vestibular e cursinhos e acabei deixando um pouco de lado. Hoje eu não pretendo voltar àquela rotina, mas voltei a jogar 'pelada' com meus amigos e de vez em quando tem um campeonato. É divertido e também acabo auxiliando com os exercícios da academia e dieta".

DN180315051

Falar sobre saúde e bem-estar pode até ser fácil para o vocalista, mas quando o assunto é a banda, ele tira de letra. A Expresso Folia surgiu no Salesiano e atualmente ele é o único membro da formação inicial. Rafael tentou conciliar a carreira de publicitário com os ensaios e shows, mas desde 2012 ele adotou músico como única profissão. Conta que não foi uma escolha fácil: "Essa decisão foi muito difícil. Eu adoro as duas atividades, só que a música acabou sendo mais prazeroso porque o resultado é mais imediato. Propaganda era muito bacana pois eu trabalhava com criação e você vê suas artes no jornal, na televisão, no outdoor, e você sente orgulho do seu trabalho, mas em cima do palco, quando você termina uma música, vem os aplausos, a interação. A troca de energias é incrível".

Últimas notícias