Cientistas descobrem método de deixar o arroz menos calórico

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 23/03/2015 às 20:31
arroz FOTO:

arroz

Cientistas desenvolveram uma nova e simples maneira de cozinhar arroz que pode reduzir pela metade o número de calorias absorvidas pelo corpo. É o seguinte: amido é um dos componentes do arroz e pode ser encontrado de duas formas. Um deles é o amido digerível e o outro, o AR, que não é digerido no intestino delgado, onde os carboidratos são geralmente metabolizados em glicose e outros açúcares simples e absorvidos pela corrente sanguínea. Assim, os pesquisadores ponderaram que se pudessem transformar o amido digerível em AR, então poderiam reduzir a quantidade de calorias usadas no arroz.

Desta forma eles adicionaram uma colher de chá de óleo de coco na água fervente, depois adicionaram meia xícara de arroz e cozinharam-no. Após o cozimento, eles refrigeraram o arroz por 12 horas. Isto levou à produção de dez vezes mais AR que o usual.

James explica que o óleo penetra no amido durante o cozimento, modificando sua arquitetura de forma que ele se torna resistente à ação das enzimas digestivas. Isto significa que menos calorias serão absorvidas pelo corpo. O resfriamento, segundo o,  autor da pesquisa, Sudhair James, da Faculdade de Ciências Químicas, no Sri Lanka.também é essencial para garantir o efeito.A descoberta será apresentada no Encontro Nacional da Sociedade Química Americana, este mês.

E aí, vai testar?

Últimas notícias