O suspense que sacode as tramas de Gilberto Braga

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 17/03/2015 às 16:15 | Atualizado em 25/02/2022 às 9:49
O suspense que sacode as tramas de Gilberto Braga
O suspense que sacode as tramas de Gilberto Braga

Babilônia, novo folhetim das 21h da Rede Globo, assinada por Gilberto Braga - com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga -, estreou na última segunda (16) e logo no primeiro capítulo já mostrou a que veio: assassinato, jogo de intrigas, vilões sem escrúpulos, inveja e ambição rondam a trama. Apaixonado por narrativas do cinema que envolvem serial killers, Braga não esconde sua inspiração na sétima arte. É daí que surge um mistério que sacode várias tramas: "Quem matou?". Em seu currículo, o suspense clássico foi protagonizado por Beatriz Segall, a inesquecível Odete Roitmann, morta poucos capítulos antes do fim de Vale tudo (1988), que parou o Brasil para desvendar o mistério. A receita esteve presente em quase todas as novelas do carioca. O Social1 relembra os casos mais famosos:

Fotos: Reprodução/Internet Reginaldo Faria e Raul Cortez em capa da Romântica por seus papéis em "Água viva"/Fotos: Reprodução/Internet

Água viva (1980)

A primeira vez em que as revistas estamparam o mistério foi em 1980, quando o personagem Miguel Fragonard, vivido por Raul Cortez, foi assassinado em Água viva. Miguel era um cirurgião plástico de sucesso, casado com Lucy (Tetê Medina). No início da história, Lucy morre numa explosão de lancha, deixando Miguel viúvo. Ele então se apaixona por Lígia (Betty Faria) e dá vida a um triângulo amoroso entre eles e seu irmão Nelson (Reginaldo Faria). No final, com alto índice de audiência, se descobre que o assassino era Kleber Simpson (José Lewgoy), que havia sido tutor de Miguel e Nelson.

felipe_camargo_malu_mader_e_taumaturgo_ferreira Felipe Camargo, Malu Mader e Thaumaturgo Ferreira estrelaram a produção global

Anos dourados (1986)

A minissérie Anos dourados retratou o Rio de Janeiro dos anos 1950 e contou com 20 capítulos. Faltando quatro para o fim, Olivério (Arthur Costa Filho), dono de uma boate em Copacabana, aparece morto. O autor do crime foi Carneiro (Cláudio Corrêa e Castro).

labirinto-antonio_fagundes_04 Antônio Fagundes viveu o grande vilão de "Labirinto"

Labirinto (1998)

Em Labirinto, Otacílio (Paulo José) foi morto no primeiro capítulo e todas as suspeitas recaíram sobre André (Fábio Assunção), por obra do perverso Ricardo Velasco (Antônio Fagundes). No final, o assassino era quem menos se esperava: Júnior (Marcelo Serrado), que estava cansado da indiferença do pai.

Força-de-um-Desejo-Reginaldo-Faria Sobre personagem de Reginaldo Faria pairou o "Quem matou?" da novela "Força de um desejo"

Força de um Desejo (1999)

Em Força de um desejo, a bola da vez foi o barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), morto a poucos capítulos do fim pelas mãos de Bárbara (Denise Del Vecchio), que ninguém esperava.

img-336851-laura-prudente-da-costa-aprontou-contra-maria-clara-em-celeb Claudia Abreu e Márcio Garcia sacudiram a trama

Celebridade (2003)

Além de Laura Prudente (Claudia Abreu) e Marcos (Marcio Garcia), o que movimentou Celebridade foi a morte de Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana) já no finzinho da trama. A autoria do crime? Uma personagem mais óbvia: Laura.

Últimas notícias