Casado com pernambucana, Josué de "Império" faz balanço da novela

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 12/03/2015 às 19:15
Birindelli/Fotos:
Birindelli/Fotos:

O ator Roberto Birindelli em ensaio para a Mensch/Fotos: Sergio Santoian/Divulgação Roberto Birindelli em ensaio para a revista Mensch/Fotos: Sergio Santoian/Divulgação

O ator Roberto Birindelli, em destaque na TV como Josué da novela Império, que chega ao fim nesta sexta (13), posou e concedeu entrevista para a edição digital da revista Mensch. Uruguaio de nascimento e casado com a publicitária pernambucana Juliana Sarda, Birindelli, aos 53 anos, tem carreira espalhada pelo teatro, cinema e TV. Nesta última seara, a de maior abrangência, Josué, motorista e braço-direito do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero), é o papel que projetou o ator para o grande público. Adiantamos parte da entrevista:

Birindelli 02

Que balanço você faz da novela? Esperava que fosse ter toda essa repercussão em cima de você e de Josué?!

É muito incrível a abrangência de um trabalho como este. Em muitos momentos, se fosse um livro, Josué poderia ser até um dos possíveis narradores da história. O que não sabíamos no início da novela é a parceria que se formou com o Comendador, a partir de tantas histórias e andanças. Muitos homens vêm me parabenizar pela atuação e pela relação de amizade e fidelidade entre Josué e o Comendador. Homens que se sentem identificados com a trama, o que não é comum em folhetins, e que podem estufar o peito e dizer sem vergonha que assistem a novela. Isso é relativamente novo! Josué também fez cenas quentes com a Helena (Julia Fajardo) e com a Marisa (Luciana Pacheco). Claro que isso mexeu com o imaginário, mas não sou dos galãs. Muito mais pessoas vêm me cumprimentar pelo trabalho de ator e pela parceria do Josué com o Comendador.

Nos últimos anos você fez trabalhos no cinema e na TV (“Passione”, “Sangue bom”, "A teia"). O prazer é o mesmo? Algo te motive de forma diferente em cada um dos meios?

Sou bicho de cinema. Entre longas e curtas lá se vão mais de trinta filmes. Recentemente apareceu o trabalho na TV, e estou supercurtindo. Muito feliz, vem mais pela frente! Trabalhando muito para isso, mas sem deixar de lado o teatro. É a base do ator.

Birindelli 03

“Dormir com alguém é fácil, acordar com a pessoa é que faz a diferença”. Por quê?

Porque o aprendizado está na convivência, no aprofundamento da relação e dos atritos que surgem, da troca, na compreensão. Ou não (risos)...

Falando nisso, você está casado, há pouco mais de um ano, com a publicitária Juliana Sarda. O que fez a diferença nesse relacionamento para se chegar ao casamento? O que é mais fácil e difícil num relacionamento?

Acho que o principal para um casal é ter um propósito em comum, valores parecidos (sejam bons ou ruins, não tô fazendo nenhum julgamento) e aprender com as diferenças e as lambanças, discussões, que são muitas. A gente se “denga” muito, às vezes é um café na cama, ou ela lembra de comprar coisas sem glúten e sem lactose pra mim, ou eu vou atrás de algo que imagino que ela precisa.

Casal em foto de Sergio Santoian/Reprodução do Facebook Casal em foto de Sergio Santoian/Reprodução do Facebook

Últimas notícias