Os melhores filmes premiados pelo Oscar nos últimos dez anos

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 23/02/2015 às 9:32
onde os fracos FOTO:

Depois da cerimônia do Oscar na noite deste domingo (22), Birdman se consagrou como o Melhor Filme. Então, para matar um pouco da saudade, o Social1 foi atrás dos longas premiados nessa categoria nos último dez anos. Lembra de todos? Confira:

2005:

Menina de Ouro conta a história de Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), que enfrenta o preconceito para seguir carreira no boxe. A protagonista e seu treinador passam por muitas dificuldades durante o filme expondo polêmicas e também uma história de amor e dor. O filme foi indicado em sete categorias e levou quatro estatuetas.

2006:

crash no limite

Crash - No Limite mostra a aproximação de habitantes de diversas origens étnicas e sociais em Los Angeles depois de um acidente ocasiado por um carro de luxo, pertecente a Jean Cabot (Sandra Bullock), que foi roubado por assaltantes. Um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha dividem as cenas durante o longa. Foi indicado em seis categorias, vencendo 4.

2007:

os infiltrados

Os Infiltrados mostra a história de dois infiltrados: um jovem policial, papel feito por Leonardo DiCaprio, que começa a espionar a máfia comandada por Frank Costello (Jack Nicholson) e um criminoso (Matt Damon) que se infiltrou na polícia como informante de Costello. Porém os dois passam a correr perigo de vida quando ambas as corporações descobrem as espionagens. Venceu quatro das 5 categorias que foi indicado.

2008:

onde os fracos

Onde os Fracos não Têm Vez se passa no Texas da década de 80, onde um veterano do Vietnã,  Llewelyn Moss (Josh Brolin), foge com o dinheiro de uma venda mal sucessida de drogas. Com isso, ele acaba sendo perseguido por Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino sem piedade. Porém no meio desta perseguição tem o xerife local, interpretado por Tommy Lee Jones.

2009:

quem-quer

Quem Quer Ser um Milionário conta a emocionante história de Jamal Malik Othman (Dev Patel), um jovem indiano que se inscreve no popular programa de perguntas e respostas "Quem Quer Ser um Milionário?". Chamado para participar e ainda desacreditado por todos, ele vai encontrando as respostas em fatos que viveu até chegar ali. Foi indicado em 10 categorias e venceu 8.

2010:

Guerra ao Terror mostra a rotina de um esquadrão antibombas do exército americano, que está trabalhando no Iraque. Depois de uma falha durante o manuseio de uma bomba, um novo sargento com sangue frio assume uma das equipes e começa a não pensar na segurança dos seus homens, os expondo a grandes perigos. Além de Melhor Filme, Guerra ao Terror foi premiado com mais cinco Oscars, das nove categorias que foi indicado.

2011: 

o discurso

O Discurso do Rei retrata a vida do rei George VI, que, por precisar fazer discursos frequentemente, sofre muito com a gagueira. É quando sua esposa, interpretada por Helena Bonham Carter, depois de procurar diversos médicos, mas nenhum com sucesso, resolve levar seu marido até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de método pouco convencional. O filme foi indicado a 12 prêmios e levou 4.

2012:

O Artista se passa na Hollywood de 1927. Voltando ao cinema mudo e em preto e branco, O Artista ambienta a história do astro George Valentin (Jean Dujardin), que teme a chegada do cinema falado e sua possível queda devido a ele. A dançarina Peppy Miller, por quem George é apaixonado, recebe uma oportunidade nesse novo segmento, colocando à prova as decisões do astro. O filme cinco das dez categorias que foi indicado.

2013:

argo

Argo é um filme dirigido e protagonizado por Ben Affleck. O longa se passa em 1979, em uma crise política no Irã. O personagem de Affleck, Tony Mendez, é um especialista em disfarces que é recrutado pelo serviço secreto norte-americano para resgatar seis refugiados na casa do embaixador canadense. Na missão, Mendez e um maquiado de Hollywood criam um falso filme para tentar tirá-los do país.

2014:

12-anos

12 Anos de Escravidão retrata a história de um escravo liberto, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), que vive em paz ao lado da família em 1841. Certo dia, após aceitar um trabalho que o leva para outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Solomon é vendido como escravo e passa a sofrer humilhações físicas e emocionais durante a trama. Ao longo de doze anos ele é servo de dois senhores, que exploram seus serviços.

2015:

Birdman garantiu o Oscar de melhor filme e mais três estatuetas. Foto: Reprodução Birdman garantiu o Oscar de melhor filme e mais três estatuetas. Foto: Reprodução

Birdman é o filme premiado do ano. Comédia de humor negro, conta a história de um ator Riggan (Michael Keaton), famoso por interpretar um super-herói, que quer ser reconhecido como um ator sério e resolve aceitar um papel dramático em uma peça da Broadway. Às vésperas da sua estreia, a voz do seu antigo personagem começa a lhe atormentar e ele passa a travar uma luta contra seu ego. Foi indicado em nove categorias e venceu quatro.

Últimas notícias