A moda a seu favor: recursos que alongam e valorizam a silhueta

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 19/02/2015 às 18:37
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

É difícil encontrar uma mulher que esteja totalmente satisfeita com seu corpo e aparência. A lista de “defeitinhos” é interminável e muitas estão sempre em busca de técnicas de como escondê-los. Embora o mundo real e o mundo fashion venham caminhando cada vez mais juntos para atender clientes com curvas e medidas diferentes daquelas de passarela, toda mulher sabe que nada é tão poderoso e efetivo quanto saber valorizar seu próprio corpo, independentemente do que as araras das lojas têm a oferecer. Entender como destacar as características que agradam e disfarçar aquelas que mais incomodam é o principal segredo do “vestir-se bem”.

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Valorizar a silhueta é uma das técnicas que as mulheres mais gostam de utilizar. No caso das baixinhas, é necessário criar uma linha vertical no corpo e adotar técnicas para valorizar as formas. Segundo a estilista Keila Benício, à frente da Blu K, a dica é evitar qualquer elemento que crie um efeito visual horizontal, porque isso achata ainda mais as proporções. Apostar em peças de cintura alta, por exemplo, é uma boa sugestão para verticalizar as formas do corpo, mas é preciso avaliar o tipo físico. “ As baixinhas que tiverem um físico magro, com quadris e coxas proporcionais, também podem apostar em peças mais ajustadas ao corpo, como as calças skinny. Saias e vestidos muito longos e no comprimento midi costumam ser grandes inimigos das mulheres de pouca estatura. Quem tem as pernas mais volumosas ou quadris mais largos deve preferir calças de modelagens mais retas; vestidos e bermudas que não sejam tão curtos, com um comprimento um pouco acima dos joelhos, também são boas sugestões. Para estas, os vestidos mais retos, como os tubinhos, e macacões estão entre os indicados, pois alonga a silhueta”, indica Keila.

blu_k (2)

Cores e estampas também têm influência nos efeitos visuais da roupa no corpo. As mulheres mais baixas devem evitar, por exemplo, estampas muito grandes e optar por desenhos menores. “Nada de comprimentos midi. Se for usar peças longas, invista em saias com o cós bem na cintura e em cor ou estampa única. Para as mais cheinhas, não adianta usar a tal ‘emagrecedora’ roupa preta, se ela não tem modelagem e tecido apropriados para o seu corpo”, revela a profissional. Outras dicas como apostar em peças com decote V, marcadas abaixo do busto, mangas “tipo morcego”, tecidos fluídos e vestidos envelope são uma boa pedida sempre. No território das padronagens invista nos grafismos, seguindo sempre o sentido vertical.

blu_k

Últimas notícias