Saiba como navegar com segurança para aproveitar o verão

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 17/01/2015 às 17:33
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Navegar pode ser um prazer indiscutível, principalmente no Nordeste brasileiro, onde as paisagens naturais são exuberantes. Para aproveitar o passeio com segurança, porém, é necessário seguir algumas regras e tomar bastante cuidado para evitar acidentes e outros problemas relacionados à falta de atenção e preparo na navegação.

Para o empresário José Pinteiro Filho, à frente do estaleiro pernambucano Ecomariner, a lista de precauções começa ainda fora do barco – principalmente durante o verão, quando as temperaturas costumam oscilar bastante e as tempestades são corriqueiras. “É indispensável acompanhar a previsão do tempo pelo menos dois dias antes da saída e consultar a tábua das marés, caso escolha navegar pelo mar”, determina. A atenção deve ser redobrada para quem não conhece a região. Nesse caso, é válido consultar, também, as cartas náuticas.

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Já dentro da embarcação, é imprescindível fazer uma inspeção rigorosa e verificar se todos os equipamentos necessários estão à disposição. Material de combate a incêndios, coletes salva vidas, bem como rádio e registro da embarcação. Além disso, procure verificar o funcionamento das luzes de navegação, a condição de carga das baterias e o nível de óleo do motor e combustível. “Independente da potência da embarcação, a quantidade de combustível necessária irá depender da quantas pessoas e materiais você irá carregar. Quanto mais pesado estiver o barco, mais alto deve ser o nível de combustível”, alerta o empresário.

_MG_8450

Por fim, antes de dar a saída ou acelerar a lancha, certifique-se que todos estão sentados e longe das bordas do barco. Isso evita uma possível queda na água durante as oscilações. Enquanto estiver navegando, procure manter-se a uma distância segura de 200 metros das praias, a menos que precise embarcar ou desembarcar alguém. As praias costumam ficar cheias de banhistas principalmente nesta época do ano, portanto, aproxime-se devagar e com extremo cuidado. Assim, todos podem aproveitar as águas e o passeio ocorre de vento em popa.

Últimas notícias