Após excessos de fim ano, vale a pena apostar em refeições mais leves

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 07/01/2015 às 9:47
Aposte em refeições leves para começar 2015
Aposte em refeições leves para começar 2015

Fotos: Divulgação Tilápia na manteiga de amêndoas com ervas, arroz de brócolis e purê de abóbora. Fotos: Divulgação

Panetones, aves recheadas, queijos, chocolates.O fim de ano de muitos foi recheado de muita comida e bebida e o novo ano que começa é preciso voltar a uma rotina de alimentação saudável. Uma opção deliciosa para manter as rédeas é ter no cardápio frutos do mar.

Peixe grelhado em salsa de gengibre, risoto de quinoa, camarões e anéis de lula. Peixe grelhado em salsa de gengibre, risoto de quinoa, camarões e anéis de lula.

Peixes e crustáceos, por exemplo, representam doses relevantes de ômega 3, que atuam no combate ao colesterol e uma gama variada de sabores. No restaurante Café Porteño, uma das saladas de folhas verdes é elaborada com camarões salteados, abobrinha grelhada, maçã laminada, e molho de iogurte com hortelã. Já dentre os pratos principais, destaque para a tilápia na manteiga de amêndoas com ervas, arroz de brócolis e purê de abóbora, tilápia com legumes a provençal e musseline de batatas, além da pescada em crosta de ervas e amêndoas ao perfume cítrico com risoto de vegetais.

Pescado Norteño: peixe grelhado acompanhado de camarões gigantes e bolinhos de yuca em salsa de ostra com shimeji. Pescado Norteño: peixe grelhado acompanhado de camarões gigantes e bolinhos de yuca em salsa de ostra com shimeji.

Os grelhados não podem ficar de fora. O Chiwake, restaurante peruano sob baututa do chef Biba Fernandes no Espinheiro, oferece uma gama de opções da iguaria. No Pescado Norteño, por exemplo, o peixe grelhado é acompanhado de camarões gigantes e bolinhos de yuca em salsa de ostra com shimeji. Já no restaurante Chicama, em Boa Viagem, o destaque dos pescados vai para o La Libertad que, além do grelhado em salsa de gengibre, é composto por risoto de quinoa, camarões e anéis de lula. Já a chef da Sabor de Beijo, Sofia Mota, sugere saladas e sucos da fruta para os dias de temperaturas mais elevadas.

Salada de folhas verdes com camarões salteados, abobrinha grelhada, maçã laminada, e molho de iogurte com hortelã. Salada de folhas verdes com camarões salteados, abobrinha grelhada, maçã laminada, e molho de iogurte com hortelã.

Últimas notícias