A renda antes e depois de Dilma Rousseff

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 06/01/2015 às 18:11
Ivete Sangalo
Ivete Sangalo

Mal 2015 deu o ar de sua graça e Dilma Rousseff já estava metida em mais uma polêmica. Nada de muito sério dessa vez: afinal, o look escolhido para a posse da presidente foi um acerto ou um erro?

No primeiro dia do ano, enquanto Dilma desfilava pela Esplanada dos Ministérios ao lado da filha Paula, rumo ao seu segundo mandato como Presidente da República, o conjunto de blusa e saia escolhido por ela dividia opiniões pelos quatro cantos do Brasil. O look, todo feito em renda, foi encomendado à designer de noivas gaúcha Juliana Pereira e chegou a ser comparado a uma capa de butijão de gás.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Para Celina Bourdon, empresária à frente da Fruit de la Passion, a presidente "não errou no look. A cor estava adequada ao horário, enquanto o modelo era compatível ao seu corpo e idade". A estilista Roberta Numeriano aprovou o composé, embora com ressalvas: "Estava bonito. Infelizmente o corpo dela não o favoreceu, mas a roupa aparentava leveza, o que de certa forma quebra um pouco a personalidade dura que Dilma passa".

Carol Monteiro, que comanda o ateliê com seu nome, em Olinda, também faz parte do time de estilistas que não condenam a roupa da presidente: "Vi alguns erros de modelagem, como por exemplo, os ombros pareciam um pouco achatados ou a silhueta em A, que para quem está acima do peso desvaloriza um pouco". Carol também elogiou o tom escolhido: "O rosa remete à leveza. Foi uma ótima escolha para iniciar um ano, ainda mais agora que ela tem tantos problemas para enfrentar durante este novo governo".

Já Magna Coeli, estilista à frente da Refazenda, achou que "quiseram dar a ela um ar mais meigo e feminino, no entanto o look desfavoreceu a presidente". "Eu colocaria uma renda mais escura para não acentuar a cintura", completou.

2015010141732

Confira algumas dicas para quem quer apostar - e acertar - nos looks de renda:

* Tecidos transparentes podem mostrar muitas coisas de que você gosta, ou algumas de que você não gosta tanto. Daí a importância do forro, que evita exibir gordurinhas indesejadas ou exagerar nas transparências.

* No ambiente de trabalho, todo o cuidado é pouco: por remeterem ao romantismo e à sensualidade, peças de renda mal escolhidas podem passar uma impressão errada. Em ambientes mais formais, opte pela renda apenas em detalhes da blusa ou vestido. Se a empresa for mais informal, abuse e use do tecido, mas nada de transparências.

* A renda tende a colar no corpo, podendo marcar o que não deveria. Recomenda-se cautela às pessoas mais gordinhas. Mais uma vez, a estrutura do forro pode fazer toda a diferença neste caso.

* Em um look completo de renda, a modelagem precisa ser muito bem trabalhada, de preferência sob medida. Vale investir em uma boa modelista e observar bem o caimento do material.

Veja as celebridades que acertaram no look:

Charlize Theron. Fotos: Reprodução/Internet Charlize Theron. Fotos: Reprodução/Internet

Ivete Sangalo Ivete Sangalo

Selena Gomez Selena Gomez

Kate Middleton Kate Middleton

Sandra Bullock Sandra Bullock

Nicole Kidman Nicole Kidman

Marina Ruy Barbosa Marina Ruy Barbosa

Bruna Marquezine Bruna Marquezine

Déborah Secco Déborah Secco

Últimas notícias