Ex-companheiras de cela de Dilma prestigiaram a posse

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 02/01/2015 às 10:28
Dilma usou renda na posse.Foto: Divulgação
Dilma usou renda na posse.Foto: Divulgação

Dilma usou renda na posse.Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Durante solenidade da sua posse nesta quinta-feira (1), a presidente Dilma Rousseff encontrou-se com um grupo de 30 amigas que ficaram presas com ela nos anos 70, no Presídio Tiradentes, em São Paulo. As mulheres estavam acompanhadas da cineasta Susanna Lira, diretora do filme 'A Torre das Donzelas', uma referência à torre onde a chefe de Estado e suas companheiras ficaram reclusas. A película estreia no segundo semestre.

Suzanna Lira dirige filme sobre local onde Dilma Rousseff esteve presa durante a ditadura Suzanna Lira dirige filme sobre local onde Dilma Rousseff esteve presa durante a ditadura

As amigas de Dilma foram convidadas para a cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, e para a festa no Itamaraty. No Planalto, as antigas presas políticas ficaram sentadas no Salão Nobre em cadeiras verdes, onde se destacava a placa "Amigas da Presidente". Nas duas ocasiões, Susanna filmou mais algumas cenas para o filme. "Agora só falta o depoimento da presidente", disse ela.

Para as mulheres que foram presas políticas com Dilma, a maior alegria do primeiro mandato foi a conclusão da Comissão Nacional da Verdade, que escancarou as mazelas da ditadura militar. "É impossível não se emocionar", afirmou a pedagoga Maria Luiza Garcia Belloque, que ficou com Dilma no Tiradentes por mais de um ano. Maria Luiza era da Aliança Libertadora Nacional (ALN) e Dilma, da organização de extrema-esquerda VAL-Palmares. As duas chegaram algemadas ao Tiradentes, após se encontrarem na Operação Bandeirantes (OBAN) e no Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

Últimas notícias