As dez músicas pop de 2014

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 31/12/2014 às 13:02
Thiago Soares criou um set especial. Foto: Divulgação
Thiago Soares criou um set especial. Foto: Divulgação

O jornalista e professor da UFPE, Thiago Soares, vira o DJ Thikos na festa Maledita, da produtora Golarrolê. Pesquisador de cultura pop, vai apresentar um set especial de retrospectiva do que houve de melhor na música pop em 2014 no Reveião da Golarrolê, que acontece na virada do ano, no Catamaran e no Vapor 48. Para o Social1, Thikos fez uma listinha das dez canções que marcaram o ano e que não vão faltar no set do Reveião – ah, as músicas listadas servem de sugestão para turbinar pen drives para animar festinhas. Anota aí! Com a palavra, Thikos...

Thiago Soares criou um set especial. Foto: Divulgação Thiago Soares criou um set especial. Foto: Divulgação

1. Flawless – Beyoncé

“A música que une discurso feminista com batidas insanas que evocam a auto-estima feminina é o trunfo do último álbum de Beyoncé, rivalizando com outras faixas incríveis como 'Drunk in Love' e 'Partition'. A versão remix da música com participação de Nicki Minaj é outro petardo sonoro”

2. Chandelier - Sia

“O grito no refrão depois das batidas ligeiramente funkeadas só não causam mais estranhamento que a performance da cantora – se apresentando de costas”

3. Anaconda – Nicki Minaj

“Sem metáforas, a rapper vai direto ao ponto e convoca uma batalha sexual com clipe a la É o Tchan na Selva. A pornografia terrorista de Nicki parece oportuna em meio a ondas conservadoras sobre o corpo da mulher”

4. Blank Space – Taylor Swift

“A cantora country, fenômeno de vendas nos Estados Unidos, brigou com o Spotify, disse que sua arte não é para ser banalizada e “obrigou” fãs a comprar seu disco '1989' – um dos grandes álbuns do ano, com letras (sempre) inspiradas e arranjos mais transnacionais”

5. Problem – Ariana Grande featuring Iggy Azalea

“Dando a real com o verso 'sem você, eu tenho um problema a menos' e com produção retrô depois incorporada por Meghan Trainor no não menos hit 'All About That Bass', essa música foi um dos felizes 'grudes pop' do ano – colocando a cantora Ariana Grande – de fato – entre as 'grandes'”

6. Na Batida - Anitta

“Sim, Anitta conseguiu se livrar do estigma de ser cantora-de-um-hit-só com 'O Show das Poderosas' e apresentou sua mistura de pop e funk seguida por Valesca Popozuda em 'Eu Sou a Diva que Você quer Copiar'. Há quem fale que as duas estão fazendo um funk 'limpinho' demais... E num é verdade?”

7. Fancy – Iggy Azalea

“A rapper loira que desmentiu ser transexual fez uma espécie de 'hino estentação' sobre marcas, consumo e vida fútil totalmente em sintonia com a cultura-selfie. Com 'Work' e 'Black Widow', esteve praticamente onipresente nas paradas de todo mundo”

8. Ice Princess – Azelia Banks

“A mais briguenta cantora lançou, junto a 'Aquarius' de Tinashe, um dos grandes álbuns pop do ano, seu 'Broke with Expensive Taste'. O single '212' rivalizou com outras canções incríveis como 'Ice Princess' e 'Chasing Time'”

9. Unapologetic Bitch – Madonna

“Você algum dia imaginou Madonna cantando reggae? Nem eu. Por isso, esta faixa com produção de Diplo 'revitaliza' a rainha do pop oxigenando sua obra e lançando altas expectativas sobre seu próximo álbum, o aguardado 'Rebel Heart'”

10. Porque Homem não Chora - Pablo

“O cantor de arrocha que incluiu o vocábulo 'sofrência' no linguajar popular é aquela surpresa necessária em toda festa – sobretudo na hora em que todo mundo já está 'mais pra lá que pra cá'. Pra ouvir coladinho, lembrando daquela pessoa que fez você conjungar o tal verbo sofrer. Xô!”

Últimas notícias