Chilis rellenos: o prato do Natal mexicano

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 23/12/2014 às 17:48
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para quem quer apostar em novos sabores e culturas durante a ceia de Natal, o chef Fernando Escalante, do Escalante's Tex Mex, preparou uma receita especial para os leitores do Social1. No México, o prato intitulado Chilis rellenos tem a mesma importância que o peru na ceia natalina. Anote:

Chilis Rellenos

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Ingredientes:

4 pimentões verdes

225g de carne moída

1 cebola picada

1 dente de alho picado

Sal e pimenta a gosto

3 ovos (separando as claras das gemas)

1 xícara de queijo coalho

2 tomates grandes e maduros

½ xícara de farinha de trigo

1 xícara de azeite ou óleo

Preparo:

- Coloque os pimentões no fogo em uma frigideira. Asse-os virando muitas vezes, até que forme uma pele uniforme (empolada). Retire do fogo, coloque em um saco plástico e deixe-os suar por alguns minutos. Isso permitirá que você os descasque facilmente.

- Em seguida, coloque a carne em uma frigideira em fogo médio/alto. Mexa até ficar totalmente solta e deixe cozinhar. Quando a carne estiver cozida, adicione a cebola, o alho e o tomate. Cozinhe por alguns minutos e tempere com sal e pimenta a gosto.

- Pegue os chilis do saco e descasque (é recomendável usar luvas). Faça um corte vertical de um lado dos pimentões, certificando-se de que não está quebrado, e retire as sementes e veias. Uma vez que eles estejam limpos, preencha metade com carne e a outra metade com queijo. Sele a abertura com palitos de madeira (pode ser os de dente).

- Bata as claras em um vidro ou metal até ficar um creme grosso e macio. Adicione as gemas até incorporar e ficar homogêneo.

- Enquanto isso aqueça um pouco mais de 1/2 polegada de óleo (20ml) em fogo médio-alto. Passe os pimentões recheados na farinha e, em seguida, mergulhe-os na mistura de ovos até que esteja completamente coberto. Coloque cuidadosamente no óleo quente e frite ambos os lados até que o creme de ovo doure. Escorra o excesso de óleo num papel toalha e sirva com arroz branco (temperado da maneira que preferir) e romã.

Rendimento: 4 porções

Últimas notícias