Varandas envidraçadas proporcionam mais elegância e charme ao cômodo

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 17/12/2014 às 14:55
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quando o assunto é decoração, as varandas envidraçadas têm atraído cada vez mais adeptos, tanto pela estética moderna e elegante, quanto pela funcionalidade que mescla isolamento térmico e acústico, além da segurança para toda a família. Elas também despontam como uma opção que permite a combinação de diversos elementos arquitetônicos, incluindo móveis e até mesmo a criação de espaços integrados como lounges e varandas gourmets. Além disso, fechar o espaço todo é uma excelente opção para usufruí-lo em qualquer estação, podendo utilizar móveis e objetos sem receio.

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Antes de projetar a parte decorativa, entretanto, é fundamental manter a atenção ao fechamento da varanda. Isto porque alguns fatores devem ser analisados previamente, como, por exemplo, a escolha do tipo de vidro. Dentre as alternativas disponibilizadas, o temperado e o laminado são os mais usados. “A diferença entre o primeiro e o segundo está, principalmente, na resistência. As sacadas em vidro temperado podem ser até 20 vezes mais resistentes que o laminado e, por isso, ele é o mais indicado”, comenta Bruno Maçães, nome à frente da Intervidro.

varanda-

O empresário reforça, ainda, que também é importante levar em consideração a altura do apartamento, a força dos ventos e a planta da varanda, que irão determinar a gramatura dos vidros e melhor estrutura a ser utilizada. “Espessuras de 8 a 10mm são as indicadas para andares superiores. Quanto ao tipo de vidro, o mais recomendado atualmente é o laminado, opção mais cara que o vidro temperado, mas que conta com uma película que, além de reter os raios UVA e UVB e melhorar a performance acústica, impede que o vidro se estilhace totalmente caso seja quebrado”, finaliza.

Últimas notícias